Secretarias da PMJP participam de desfile cívico de 7 de setembro

Por Alexandre Quintans - em 1368

Seis escolas da Rede Municipal de João Pessoa irão desfilar nesta sexta-feira (7) na Avenida Duarte da Silveira, Centro de João Pessoa, durante as comemorações do Dia da Independência do Brasil. Haverá cerca de 1.300 alunos, além de duas Bandas Marciais formadas por professores da Secretaria de Educação e Cultura da Capital.

Irão participar do Desfile Cívico Militar as escolas Ubirajara Targino Botto (Cristo), Augusto dos Anjos (Cristo), Padre Pedro Serrão (Cristo), Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas), Santos Dumont (Varadouro) e João XXIII (Alto do Mateus). A concentração será no cruzamento das avenidas Princesa Isabel com a Dom Pedro II.

No dia 16 de setembro, às 9h, se encerra a Semana da Pátria das escolas da rede municipal, com desfile cívico no barro do Valentina, na Rua Avelina dos Santos.

Secretaria das Mulheres – pela primeira vez a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas da Mulher irá participar do Desfile Cívico Militar, com o intuito de proporcionar uma maior visibilidade às ações, campanhas e serviços implantados desde sua criação.

Durante os desfiles, serão apresentados cartazes relacionados aos serviços como a ‘Ronda Maria da Penha’, que disponibiliza acompanhamento preventivo, garantindo proteção às mulheres que possuem medidas protetivas de urgência emitidas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar.

Também participa o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra’, espaço que acolhe, orienta e encaminha mulheres em situação de violência, formada por uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas, terapeuta holística e arte educadoras.

Semob – Em torno de 15 agentes de trânsito irão desfilar em carros, motos e viaturas.  Agentes de mobilidade também vão atuar em todo o Centro da cidade, desde o Mercado Central à Praça da Independência. Também haverá 30 agentes de controle urbano disponibilizados pela Sedurb para garantir o ordenamento de ambulantes.

Guarda-municipal – Cento e 70 guardas-municipais irão desfilar, representando toda a instituição. Serão utilizadas 12 motocicletas, 13 veículos, entre eles uma van de transporte de efetivo e um ônibus de vídeo monitoramento, e bicicletas que são utilizadas no patrulhamento da orla.