Secretarias de Saúde e Educação lançam mais uma etapa do NutriSUS

Por Alexandre Quintans - em 752

Uma parceria entre as Secretaria de Saúde e de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) irá reunir representantes de Unidades de Saúde da Família e diretores das creches municipais para início do projeto de suplementação de micronutrientes para crianças das creches, o Nutrisus. O encontro acontece nesta quarta-feira (14), às 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) em João Pessoa.

Durante a reunião será feita a apresentação da estratégia para este ano, fazer as pactuações e entregar os materiais impressos. Os suplementos são encaminhados para os Distritos Sanitários que separam os quantitativos e encaminham para as creches de sua área de referência.

O NutriSUS é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil do Governo Federal com nutrientes em pó que busca o desenvolvimento, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais. Serão atendidas crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses.

A referência técnica do PSE na Secretaria de Saúde de João Pessoa, Jane Morais, explicou que todos os suplementos já foram enviados pelo Ministério da Saúde. “Os alunos terão 3 meses de suplementação, faremos uma pausa de quatro meses e depois mais três de suplementação. Mas, os pais terão que assinar um termo autorizando a administração do suplemento para o filho dele”, disse ela.

A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas como A, C e D, e minerais em pó, como ferro, iodo, cálcio e zinco, em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.