Secretarias discutem maneiras de OD dialogar com comunidade

Por - em 25

Quinze secretarias municipais se reuniram nesta quarta-feira (17), no Paço Municipal, a convite do Orçamento Democrático, com a intenção de definir as diretrizes para formação de um Núcleo Intersetorial de Informação capaz de melhorar o diálogo da Prefeitura de João Pessoa com a população, levando respostas mais rapidamente às necessidades das comunidades.

O Orçamento Democrático foi implantado pela atual gestão com o objetivo de ouvir e debater questões ligadas à melhoria dos bairros. Ele é um instrumento de participação direta dos cidadãos e cidadãs no processo de elaboração, implementação e fiscalização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) do Município de João Pessoa. Através do Orçamento Democrático, a população passou a ter mais controle e participação social das verbas públicas, através de mecanismos de prestação de contas e de transparência de políticas públicas que são utilizados pela gestão.

A cidade de João Pessoa está dividida em 14 regiões nas quais são realizadas periodicamente reuniões para ouvir os problemas e saber quais as carências de cada localidade. A formação de Núcleo Intersetorial de Informação servirá para levar mais rapidamente respostas sobre estas questões aos delegados regionais, responsáveis pelo chamamento da população.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula de Souza, explicou que cada secretaria apresentou a sua sugestão de modelo para o Núcleo. Uma nova reunião deve acontecer no dia seis de julho para definir em quanto tempo este sistema de informações deve funcionar.