Secretarias municipais discutem descarte para resíduos da construção civil

Por - em 82

Representantes das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participam, nesta quinta-feira (12), da primeira edição do “Encontro Local para Soluções de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)” em João Pessoa. No encontro, que será realizado no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a partir das 9h, serão discutidos os projetos que tratam do descarte desse tipo de material na Capital. O evento contará com a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).

O secretário de Meio Ambiente, Joácio Morais, destacou que o objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar as empresas para que trabalhem com transportadoras de resíduos licenciadas. Segundo ele, atualmente, duas empresas estão em condições legais de realizar esse trabalho na Capital. “Esse tipo de resíduo, quando é jogado em locais inadequados, principalmente no período da chuva, compromete toda a estrutura de drenagem da cidade. É comum os agentes de limpeza encontrarem resíduos da construção civil nas galerias e bueiros”, disse.

Programação – Depois da abertura do encontro, o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, apresentará a situação atual de deposição de RCD na cidade, inclusive falando sobre a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (Usiben), única pública do Nordeste.

A importância do descarte correto deste tipo de resíduo e as implicações legais (como também para a natureza), serão abordadas durante a participação da Emlur. Serão também apresentados os resultados da reutilização do material beneficiado pela Usiben em obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Em seguida, o secretário do Meio Ambiente, Joácio de Araújo Morais, falará sobre os novos procedimentos relativos à coleta, transporte e destino final dos resíduos. A Seinfra será representada pelo engenheiro civil Francisco Garibaldi Faria.

Ao término das exposições dos representantes do governo municipal, será aberto um espaço para questionamentos e debate das ideias apresentadas pelos palestrantes. O encerramento do encontro está previsto para as 13h.

Para mais informações sobre o tratamento de resíduos da construção civil, os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3214-7622 ou 3244-8655.