Projetos e Atividades

Projetos e Ações iniciados em 2013

Aplicativo ‘Olha isso, Limpinho’

O aplicativo “Olha isso, Limpinho”, para smartphones e tablets, tem como objetivo promover a integração entre a população e o serviço público de limpeza urbana. Por meio de um registro fotográfico, enviado em tempo real aos setores de fiscalização da Prefeitura, o cidadão pode contribuir com a limpeza urbana da Cidade.

Projeto ‘Limpinho 3R’

O Projeto de coleta seletiva “Limpinho 3R” programa piloto funcionará no Núcleo de Coleta Seletiva Ascare-JP, atendendo ao bairro do Bessa e áreas adjacentes. A ideia é estimular, por meio de bonificações, o desenvolvimento da coleta seletiva na região.

‘Cocoletores’

O ‘Cocoletor’ é um equipamento disponibilizado pela Emlur, que tem como objetivo auxiliar os proprietários de animais de estimação na remoção dos dejetos expelidos durante o passeio com os bichos em locais públicos.

Projeto ’Emlur no Meu Bairro’

O Projeto ‘Emlur no Meu Bairro’, tem o objetivo de diagnosticar as problemáticas relacionadas à limpeza urbana nas diversas comunidades de João Pessoa.  Cerca de 140 agentes de limpeza atuam na ação, realizando serviços de capinação, coleta de lixo, retirada de entulhos, podas, limpeza de terrenos e pintura de meio fio.

Planejamento de Serviços Congêneres

O planejamento, inédito na gestão de limpeza pública municipal em João Pessoa, tem como objetivo o estabelecimento de uma programação anual para os serviços congêneres de limpeza com base na divisão da cidade em quadrantes, ou seja, grupos compostos de 14 a 17 bairros que serão atendidos três vezes por ano, com serviços de coleta de poda, pintura, capinação, roçagem e limpeza das sarjetas nos 65 bairros.

Implantação de mais três caminhões para coleta seletiva

Cada veículo tem capacidade de recolher seis toneladas de lixo reciclável. A expectativa da Emlur é que com o auxílio dos novos caminhões, o recolhimento seja realizado com mais agilidade e atinja maior área de cobertura dos serviços.

Lançamento do Projeto ‘Cata-Treco’

O projeto tem como objetivo evitar os pontos de acúmulo de móveis inservíveis, ou seja, que não tem mais utilidade e são descartados de forma irregular. Por meio do ‘Alô Limpinho’ (0800 083 2425), disponibilizado pela Emlur, a população poderá solicitar a remoção dos objetos na própria residência e o serviço deve ser realizado em um prazo de até sete dias úteis.

Novas máquinas e equipamentos

Novos equipamento e máquinas foram adquiridos, dentre eles, um caminhão de varrição mecanizada, que possui uma vassoura central e duas vassouras laterais, que trabalham no sistema a vácuo removendo água das poças, limpando até partículas de pó e ferro. Há ainda duas máquinas compactas de praia, que realizam com mais agilidade a limpeza da areia das praias, peneirando e removendo o lixo. O serviço conta também com duas varredeiras de aspiração, que permitem a limpeza em espaços públicos e demais locais, varrendo calçadas sem interferir no fluxo normal de pessoas, executando a limpeza em áreas de difícil alcance.

Projetos e Ações da Emlur

Meu Bairro é Limpeza

Além do serviço diário de limpeza nas ruas, avenidas, mercados públicos, cemitérios, praças, comunidades de risco, creches e escolas, a Emlur também realiza durante todo o ano o projeto Meu Bairro é Limpeza que leva aos bairros e comunidades os serviços de limpeza urbana como capinação, roço, remoção de entulho, varrição, pintura de meio-fio e campanhas educativas, que sensibilizam os moradores para o acondicionamento correto do lixo, além de informar sobre o horário e a frequência da coleta de resíduos no local.

Educação Ambiental

O Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) é responsável pelo desenvolvimento de ações para conscientização da população através da educação ambiental. De janeiro à maio de 2011 já foram realizadas 36 palestras em escolas e instituições públicas e privadas, 79 atendimentos para a sociedade em geral ou para empresas interessadas no projeto Santo de Casa Faz Milagres, além de 28 ações porta a porta nos bairros da Capital.

Sabão ecológico

Por meio do projeto ‘Não Vai pelo Ralo’, a Emlur coleta o óleo de cozinha usado para transformar em sabão e evitar a poluição do solo e da água. O projeto foi implantado dentro do restaurante da Emlur e, posteriormente, expandido para os bairros atendidos pela coleta seletiva, barraqueiros que trabalham na orla da Cidade e alguns restaurantes. O sabão foi produzido inicialmente por meio de uma parceria com o IFPB e agora também é produzido na Emlur.

Em 2009 a iniciativa privada passou a captar os resíduos das 72 barracas da orla para a produção do bicombustível, enquanto a Emlur mantém parceria com 32 outras empresas da Capital, em sua maioria restaurantes, padarias e bares do município. A entrada de uma empresa privada no processo de coleta do óleo fez com que a Emlur elaborasse uma nova estratégia metodológica, adequando os objetivos formatados no programa. Foi então formatada uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) para que a concessão de licença ambiental fosse condicionada à obtenção de uma declaração fornecida pela Emlur.

De janeiro até maio deste ano foram recolhidos aproximadamente 2 mil litros de óleo transformados em sabão ecológico. A Emlur também realiza oficinas ensinando a população como transformar o óleo em sabão ecológico em comunidades, escolas, eventos, ONGs, instituições, Associações, etc. Essa ação contribui para a preservação da natureza e ainda pode ajudar as pessoas no orçamento doméstico.

Núcleo de apreensão de animais

A Emlur possui um centro de apreensão de animais, em Gramame, para onde são levados animais de grande porte – eqüinos (cavalos), muares (jumentos) e bovinos (bois) – recolhidos nas ruas de João Pessoa. A Autarquia possui um caminhão boiadeiro e duas equipes, com seis homens cada, para realizar esse trabalho. Quando solicitada pela Polícia Rodoviária Federal, a Emlur também atua nas rodovias federais. Em 2010 foram apreendidos foram apreendidos 529 animais, entre adultos e filhotes. De janeiro até maio de 2011 já foram levados ao centro de apreensões178 animais entre eqüinos, bovinos, muares e filhotes destes.

Bem-estar social

Através da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes), desenvolvemos programas para resgate da cidadania e auto-estima de nossos servidores, para que eles se sintam cada vez mais valorizados e desenvolvam suas atividades cada vez melhor.

Entre as ações desenvolvidas pela Dibes temos: Bloco da Limpeza; Atividades em datas comemorativas (Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia do Agente de Limpeza, Dia do Motorista, desfile cívico de sete de setembro, entre outros); projeto Turista Limpeza; atendimento diário no setor Médico-Odontológico e no setor Psicossocial, criado em 2009.

O setor Médico-Odontológico realiza uma média de 200 atendimentos mensais. O setor Psicossocial realizou este ano 77 atendimentos psicoterápicos com 25 funcionários, 18 reuniões do programa Limpando a Mente com 12 servidores por reunião, oito encaminhamentos para outras unidades de saúde, além do acompanhamento rotativo de 60 servidores.

Arte e cultura

A Emlur continua investindo no projeto “Catadores de Arte”, que junta os grupos culturais coordenados pela Divisão de Arte e Cultura (Diac), ligada ao Devar. O grupo de percussão “Baticumlata”, o grupo de teatro “Agentes da Alegria” e o Coral da Emlur realizam apresentações para órgãos da gestão municipal, empresas, escolas públicas e privadas, entre outros.

Além das atividades solicitadas por terceiros, os grupos que compõem o “Catadores de Arte” se envolvem em todas as atividades culturais internas da empresa durante todo o anos como o Bloco da Limpeza, Dia do Agente, São João, Sete de Setembro e Auto de Natal.

Usina de Beneficiamento de Resíduos

A Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (Usiben) da capital tem a finalidade beneficiar o material resultante de reforma, ampliação e demolição das obras de edificações civis realizadas na capital. O objetivo da Usiben é o beneficiamento de todo o material resultante de demolição, reforma e construção, que são transformados em pó de brita, cascalhinho, brita 19 e brita 25, usados em obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) como pavimentação de ruas e avenidas, o que minimiza custos para a gestão municipal. O empreendimento existe desde 2007 e tem capacidade para beneficiar até 20 mil toneladas de material. Em 2010, foram processados 35.272m² de resíduos sólidos da construção civil.

Limpeza de rios

O Rio Jaguaribe, que corta a maioria dos bairros da capital pessoense em seus 13,5 km de extensão, tem uma atenção especial por parte do poder público municipal. Nos últimos três anos, a Emlur vem realizando uma limpeza emergencial desse importante rio da cidade para minimizar os transtornos da população ribeirinha em época de chuva.

Antes de iniciar o inverno, a equipe de operações especiais da Autarquia (Aquática) trabalha na remoção da vegetação e do lixo jogado indevidamente dentro do corpo d’água, utilizando máquinas como retro escavadeira, balsa e ferramentas manuais. Esses lixo e mato diminuem a vazão do rio, provocando inundações das casas e vias públicas.

A Emlur também aproveita a limpeza do rio para conscientizar a população ribeirinha. Educadores ambientais e fiscais orientam os moradores sobre a importância de acondicionar o lixo de forma correta e os prejuízos que podem trazer quando jogados na rua ou dentro do rio.

Oficina de reciclagem e reaproveitamento (artes)

O trabalho da Oficina de Artes é mostrar que os materiais que as pessoas costumam jogar no lixo podem virar objetos de decoração e utensílios diversos. É feito o reaproveitamento de materiais (papel, plástico, metal e vidro) e a confecção de peças para exposições. Os produtos são responsáveis pela decoração de eventos realizados pela Emlur e outros órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa. As peças também são expostas em eventos da cidade.

A oficina de artes da Emlur conta ainda com o grupo Baticumlata, formado por agentes de limpeza. O grupo utiliza instrumentos recolhidos no lixo e tem em seu estilo um som percussivo e extremamente empolgante. O grupo artístico da Emlur conta ainda com um coral e uma oficina de teatro, todos estes projetos fortalecem o processo de valorização dos agentes de limpeza da Emlur.

Emlur Amiga da Paz

Realizado em parceria com a Polícia Militar da Paraíba, o Projeto – Emlur Amiga da Paz foi lançado no mês de maio e tem como objetivo habilitar servidores e lideranças comunitárias para atuarem como agentes multiplicadores habilitados para a resolução de problemas nas comunidades em que trabalham e vivem por meio de atividades voltadas à educação para a segurança cidadã, possibilitando um convívio mais pacífico com a garantia da ordem pública. Com três turmas já concluídas, 187 pessoas já foram capacitadas pelo curso que tem como base do conteúdo programático: “Segurança Cidadã” e “Mediação de Conflitos”.