Superintendência do IPM

Superintendente

Cristiano Henrique Souto


Formado em Direito, com pós-graduação em Ciências Criminais, Cristiano é servidor do IPM desde 2005, quando assumiu o cargo de advogado da autarquia. Em 2007, foi nomeado chefe da Assessoria Jurídica do Instituto e, durante este período, foi responsável pela implementação e reestruturação administrativa do modelo de gestão e elaboração da nova legislação do órgão, pelo racionamento dos gastos públicos e pelo estancamento dos benefícios concedidos sem os critérios, em desacordo com a legislação constitucional e infraconstitucional do Ministério da Previdência.

Na esfera federal, atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no firmamento do pacto pelo aperfeiçoamento da gestão previdenciária da Paraíba, que se concretizou através de auditorias presenciais e permanentes, na tentativa de minimizar erros administrativos. Integrou ainda a equipe que elaborou e editou o projeto de lei previdenciária, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que se transformou na Lei Municipal n. 10.684, de 28 de dezembro de 2005. O superintendente também fez parte da integração do Projeto SIPREV e PREVMUN do Ministério da Previdência Social, junto ao Instituto de Previdência do município de João Pessoa. Atualmente, Cristiano é doutorando em Ciências Jurídicas pela Pontificia Universidad Catolica Argentina (UPA) e graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Superintendente Adjunto

Pe. Francisco de Assis de Azevedo

Graduado em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Teologia, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pe Francisco tem especialização em Estratégia Empresarial pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui ainda mestrado em Pedagogia Religiosa, pela Universidade de Strasbourg, França e em Serviço Social, pela UFPB.

Além de sua atuação acadêmica, o pároco é membro da Comissão Ampliada da CNBB da Pastoral da Pessoa Idosa, tendo experiência nas áreas da Teologia e Sociologia, com ênfase em Teologia Pastoral e na Sociologia do Envelhecimento. Também tem uma vasta bibliografia publica, com títulos como A beleza e o misticismo dos santuários europeus; Reflexões sobre intervenções sociais; Guia do líder da pastoral da pessoa idosa e Contexto histórico da visitação de Maria e Isabel e os lideres da pastoral da pessoa idosa. Atualmente, é doutorando em Sociologia pela Universidade Paul-Valéry, Montpellier III, na França.