Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2014

É o cadastro formado pelas Reclamações finalizadas pelos Procons Integrados ao Sindec, no período de 12 meses. Os cadastros contêm todas as reclamações registradas que, após análise técnica pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O período analisado é de janeiro a dezembro de 2014.

Acesse o arquivo (pdf) 2014
Cadastro 2013

Para que serve o Cadastro

Para dar ampla publicidade a toda a sociedade sobre o comportamento e a conduta dos fornecedores, poderá auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço. Poderá também analisar entre as empresas que estão no cadastro quais as que atendem aos consumidores e quais não atendem.

Vantagens para consumidores e fornecedores

• Está disponível à sociedade um poderoso meio para o exercício de consumo, uma vez que os consumidores dispõem de acesso facilitado e atualizado às informações quanto ao comportamento dos fornecedores frente aos direitos garantidos pelo CDC prevenindo eventuais problemas. As pesquisas podem ser feitas de forma muito simples, usando somente o nome fantasia da empresa ou o CNPJ ou ainda utilizando somente a razão social da empresa;

• Os procedimentos foram otimizados, resultando num tempo menor de atendimento e na solução mais rápida dos problemas por meio do uso estratégico dos tipos de atendimento e do acompanhamento periódico da conduta dos fornecedores frente às demandas registradas;

• Conhecimento das condutas dos fornecedores em âmbito nacional podendo exercer o poder de escolha livremente e conscientemente (é possível saber o número total de registros referente a uma determinada empresa e se ela tem registros em qualquer um dos Estados integrados);

• Por outro lado, os fornecedores estão presenciando a oportunidade de incorporar a prática de dar maior atenção aos consumidores, podendo monitorar os resultados dessas ações adotadas e definir estratégias para uma melhoria na qualidade dos seus produtos e serviço bem como na sua relação com os consumidores;