Sedec abre inscrição para instrutor de oficinas do Ciranda Curricular

Por - em 22

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) inicia nesta quarta-feira (04) as inscrições para os interessados em ministrarem oficinas no programa Ciranda Curricular. Os cadastros podem ser feitos até o dia 20 de março e estão sendo efetuados na coordenação do programa, localizada no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, no horário das 8h as 12 e das 14h as 18h.

Os interessados em se tornarem oficineiros do Ciranda Curricular precisam ter 18 anos completos e possuir graduação, preferencialmente na área em que se propõe atuar. Entre os requisitos para a inscrição é necessário, ainda, comprovar atuação na área especifica e elaborar um projeto da oficina proposta. O projeto deve conter: modalidade/ titulo da oficina; nome completo do oficineiro; objetivos;justificativa;metodologia do trabalho;planilhas de materiais sugeridos; e avaliação e monitoramento. A escolha da área na qual o ministrante irá atuar fica a critério do candidato, de acordo com suas formações e experiências comprovadas.

Os selecionados para ministrarem oficinas do Ciranda Curricular terão que cumprir uma carga horária de 40h semanais, distribuídas de segunda-feira a sábado, atuando em no mínimo quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. A remuneração é de um salário mínimo e vale transporte.

Seleção – O processo seletivo para ministrantes das oficinas terá inicio no dia 23 de março e se realizará em três etapas. A 1ª etapa consiste na analise do currículo com comprovação e do projeto para desempenho na oficina. Em seguida, a coordenação do Ciranda Curricular realizará entrevista individual com os candidatos pré-selecionados. Já na 3ª etapa, os interessados ministrarão uma aula expositiva, seguindo o projeto enviado no período de inscrição.

A divulgação do resultado da seleção de oficineiros do Ciranda Curricular está prevista para acontecer na última semana de março. Durante todo o mês de abril, os selecionados irão passar por um processo de formação, organização e planejamento, para que no mês de maio sejam iniciadas as atividades nas escolas municipais.

Programa – O Ciranda Curricular é um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola um espaço de interação entre toda a comunidade. As atividades acontecem aos sábados através de oficinas artísticas, educativas e profissionalizantes que são ofertadas para estudantes, familiares e comunidade em geral. Não há qualquer restrição no que diz respeito à faixa etária, sexo, etnia, credo e escolaridade.