Sedec beneficia aluna com necessidades especiais com cadeira adaptada

Por - em 109

A Secretaria da Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, por meio da sua coordenadoria da Educação Especial, fez a entrega, nesta quinta-feira (26), de mais uma cadeira de rodas infantil adaptada. A ação faz parte do programa Educação Inclusiva que beneficia os alunos da rede municipal com necessidades especiais.

Desta vez, a beneficiada foi Joyce Beatriz Leite Barbosa, de cinco anos, aluna do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Julia Ramos, situado no bairro da Torre. “Minha filha nasceu com paralisia cerebral e todo dia eu tinha que levá-la nos braços até o Crei. Sofríamos nós duas. Agora posso ver, através desse lindo sorriso, a felicidade dela”, afirma emocionada Joseilda Leite, mãe da aluna beneficiada.

A professora Ângela Oliveira Alves relata que Joyce ficava o dia inteiro no ambiente escolar numa cadeira de rodas desgastada, sem nenhuma adaptação. “Tínhamos que ficar nos revezando, pois não podíamos deixá-la sozinha. Com a nova cadeira, ela terá mais liberdade e conforto”, afirmou a educadora.

Essa é a quarta cadeira adaptada que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega somente este ano. Adquiridos com recursos próprios, cada equipamento que ajuda na locomoção dos alunos saem pelo valor de R$ 1.650,00. “A entrega desses equipamentos de acessibilidade é de suma importância para o bem estar da criança, que precisa se locomover com mais conforto”, destacou a pedagoga Rosângela Ferreira, que é uma das coordenadoras do programa.

A entrega de outra cadeira adaptada está prevista para acontecer no próximo semestre. Para que um aluno seja beneficiado, o pai ou responsável precisa procurar a direção do Crei ou escola onde ele está matriculado. Em seguida, é encaminhado um ofício para a Sedec solicitando o instrumento. Mais informações podem ser adquiridas na Coordenadoria da Educação Especial, através do telefone 3218.9285.