Sedec inscreve para monitoria voluntária em escolas de JP

Por - em 54

O Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, está com as inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro para monitores voluntários que queiram atuar na rede municipal de ensino durante o ano de 2011.

São 50 diferentes atividades que integram nove macro-campos de atuação: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educação Econômica e Cidadania; Educomunicação; Meio Ambiente; e Inclusão Digital.

As oficinas têm o objetivo de enriquecer e fortalecer o processo de aprendizagem, mesclando as disciplinas do currículo formal com atividades extracurriculares de outras áreas do conhecimento.

Para participar, os interessados devem encontrar uma escola que contemple atividades interrelacionadas com sua área de formação e atuação e ir até ela com currículo e projeto pedagógico. Todos os candidatos são considerados voluntários e não possuirão vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Serão selecionados aqueles que estiverem em sintonia com o perfil e às orientações do Programa.

Os monitores podem atuar em até quatro escolas. Em cada uma delas as atividades do Programa são desenvolvidas em quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas pela tarde. As atividades terão início em 14 de março. Para saber quais as 82 escolas e suas respectivas atividades basta clicar no endereço eletrônico http://bit.ly/hmQxvx

Atualmente o programa atende 110 alunos em cada uma das 82 escolas do município, totalizando 9.020 assistidos em toda a rede municipal de ensino. Como contrapartida aos recursos aplicados pelo Governo Federal nas oficinas, a PMJP é responsável pela contratação e formação continuada de 166 profissionais responsáveis pela gestão do Programa em cada escola.

Seleção dos alunos – A seleção dos alunos é realizada tendo como base o perfil construído a partir dos referenciais do Ministério da Educação (MEC). De uma maneira geral, são crianças e adolescentes (2º ao 9º ano) com defasagem escolar ou problemáticas psico-sociais, familiares e afetivas. No turno oposto ao da aula, o aluno participa de atividades pedagógicas de múltiplos saberes.

Mais Educação – O Programa Mais Educação é uma iniciativa político-educacional do Governo Federal, em parceria com os Governos Municipal e Estadual e encabeçada pelo MEC. O financiamento vem do e financiada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.