Sedec lança nesta quinta três programas sócio-pedagógicos

Por - em 14

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) realiza nesta quinta-feira (30), o lançamento oficial do Módulo I-2009 dos programas ‘Mais Educação’, ‘Escola Aberta’ e ‘Ciranda Curricular’. O evento começa às 9h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro Água Fria. A programação conta com palestras, troca de experiências, exibição do vídeo “Saber Sabor” e da apresentação da Cia. de Teatro Fuad´Stopa com o espetáculo “Morte e Vida Severina”.

Os Programas têm em comum o desenvolvimento de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas, de formação de renda, entretenimento e lazer por meio de práticas oficineiras. O programa ‘Mais Educação’, uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), atende cerca de seis mil estudantes, com oficinas no horário oposto ao de sala de aula, promovendo educação integral. Já o ‘Ciranda Curricular’ e o ‘Escola Aberta’ funcionam nos finais de semana e têm mais de cinco mil alunos frequentando os módulos.
Ao todo são mais de 400 oficineiros envolvidos nestas atividades.

“Os agentes educacionais passam por um acompanhamento pedagógico sistemático entre encontros presenciais, virtuais, atividades práticas e teóricas num fomento constante ao ato de incluir educandos /oficinandos e formar unicidade entre comunidades e escolas, não apenas enquanto espaço físico, mas enquanto força de conscientização e apropriação devida de seus direitos e deveres”, explica a coordenadora dos programas, Aíza Freitas

Este é o 8º módulo dos programas que obtiveram um aumento no número de participantes desde sua implantação. “Isto se deve ao abraço coletivo entre os que fazem as escolas e os que fazem os programas, numa junção de desejos e atos dos que fazem parte das atuais 59 escolas municipais em tempo integral e mais 41 abertas nos finais de semana”, complementou.