Sedec ouve ortopedistas para definir mochilas e tênis de alunos em 2008

Por - em 19

As mochilas e tênis a serem distribuídos em 2008 com os alunos matriculados na rede pública municipal terão um diferencial: adequação à idade, usos e impactos que podem provocar no corpo de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) consultou especialistas da área de Ortopedia do Hospital Geral Santa Isabel (HGSI), para que tanto as mochilas quanto os tênis dos alunos da 1ª à 9ª série garantam conforto e segurança aos usuários.

A secretária de Educação, Ariane Sá, afirma que a iniciativa tem caráter preventivo já que os alunos estão em fase de crescimento. É nesse período, geralmente, que surgem problemas de posturas e até lesões. “Nenhum aluno apresentou qualquer tipo de problema, mas é importante que o material utilizado na confecção dos calçados e mochilas proporcione segurança, mobilidade e não afete a saúde”, disse.

O laudo dos ortopedistas apontou para a bolsa mais adequada ao peso e idade dos alunos, garantindo com isso uma postura adequada. Na consultoria sobre o tênis foram verificados, além do peso e idade, o clima, o tempo de uso e o tipo de material mais resistente e confortável. A previsão é que, após a conclusão do processo de licitação, esses materiais sejam fabricados.

Atualmente a rede municipal de ensino possui 90 escolas e mais de 65 mil alunos matriculados. No próximo ano, mais dez unidades escolares serão entregues à população. O Governo Municipal no início do ano letivo entregará ao alunado, além do fardamento composto por camisa, short ou calça, tênis e mochila, assim como lápis, caneta, borracha, caderno, livros didáticos e agendas. O ano letivo na rede pública municipal será iniciado no dia 11 de fevereiro de 2008.