Sedec realiza Conferência de Educação nesta terça-feira

Por - em 49

A Secretaria da Educação e Cultura (Sedec) realiza durante todo o dia desta terça-feira (28), a Conferência Municipal de Educação, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 3386, no bairro de Miramar. O evento faz parte das diretrizes do Ministério da Educação (MEC) que propõe a discussão do tema: “Construindo o Sistema Articulado de Educação”, que será ampliado na Conferência Nacional de Educação (Conae), em abril de 2010. Os interessados em participar podem realizar suas inscrições no dia do evento, no próprio Cecapro ou através dos telefones 3214.7963 – 3218.7055.

A Conferência Municipal é destinada a todos os professores, representantes dos Pólos educacionais, do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal (Sintem) e organizações não-governamentais (ONGs) parceiras. O objetivo do MEC é que a Conae seja precedida pelas Conferências Municipais, Estaduais e Intermunicipais, para que sejam discutidas de acordo com as realidades locais, o Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação. A partir destas Conferências, o tema central se torna objeto de estudo e deliberação.

As propostas da Conferência Municipal de João Pessoa serão analisadas na Conae, por isso a Sedec pretende estimular os participantes para que possam aproveitar o encontro no município para debater a construção de uma política nacional de educação e dos seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.

Programação – A Conferência Municipal da Educação terá início às 8h e prossegue até às 12h, o retorno começa às 13h30 e termina às 17h30. O almoço será cedido aos participantes pela própria Sedec, que também organizará o evento e distribuirá todo o material necessário.

Atividades

Manhã: Distribuição do material e inscrições e abertura da Conferência pela Secretária Municipal da Educação, Ariane Sá. Palestras: Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar (professor Wilson Aragão); Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: organização e regulação da Educação Nacional (professor Raimundo Barroso); Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação (professora Sonia Pimenta); Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação (professora Rita de Cássia Porto); Financiamento da Educação e Controle Social (professor Alexandre Nader); Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade (professor Roberto Jarry Richardson);

Tarde: Organizações dos Grupos de Trabalhos (GTs) para desenvolvendo temático.
Assembléia com o resultado das propostas.
Plenária de deliberações e escolha dos delegados representantes na Conferência Nacional de Educação.