Sedec realiza encontro de bandas e festeja 80 anos de Ariano Suassuna

Por - em 19

A partir desta segunda-feira (8) e até o dia 11 deste mês, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realiza o ‘I Encontro de Bandas da Cidade de João Pessoa’. A abertura acontecerá às 19h30, na Escola Municipal David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira. Tendo como objetivo central festejar os 80 anos do escritor paraibano Ariano Suassuna, o Encontro reunirá cerca de oito mil alunos em torno de atividades lúdicas e pedagógicas. Os alunos participantes integram o projeto de bandas escolares que acontece nas 91 escolas da rede municipal de ensino.

Na programação do Encontro serão realizadas 32 oficinas com conteúdos técnicos que ocorrerão simultaneamente durante os turnos da manhã e da tarde, nas escolas David Trindade, Castro Alves, Frutuoso Barbosa e Dumerval Trigueiro. As atividades estão divididas em quatro formações: oficina de dança, de percussão, de trompete e de trombone, todas são práticas essenciais dentro das bandas escolares.

“O que nós queremos com o Encontro de Bandas é tornar possível uma oportunidade de trocar informações técnicas e produtivas, fazendo com que os participantes saiam mais maduros para ampliarmos cada vez mais o projeto das bandas”, comentou o coordenador do projeto Bebé de Natércio.

Dentro do Encontro de Bandas também estará sendo realizado um diagnóstico do trabalho nas escolas da rede. Através da troca de experiências entre todos que compõe as bandas escolares e a coordenação do projeto de bandas, o Encontro pretende iniciar a nova etapa na qual o projeto passará em 2008.

Em 2007 a Prefeitura Municipal de João Pessoa investiu cerca de R$ 400 mil em instrumentos musicais para as escolas municipais, após melhoras nos equipamentos, o projeto de bandas escolares pretende iniciar em 2008 a etapa de organização estética das atividades, por meio do projeto de qualificação musical dos regentes e alunos que compõe as bandas escolares.

Atualmente o projeto ‘Bandas nas Escolas vem sendo realizado na Rede Municipal de Ensino como principal motivador do ensino de música. Trabalhando as bandas como instrumentos pedagógicos, o projeto tem buscado ampliar as atividades além das tradicionais bandas marciais, e aberto novos horizontes nas mais diversas áreas da música.