Sedes encerra Colônia de Férias 2018 com Baile de Carnaval para três gerações de usuários.

Por Fátima Sousa - em 264

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Assistência social (DAS), encerra a Colônia de Férias 2018, com um Baile de Carnaval Intergeracional. A ação será realizada no Ginásio Hermes Taurino (Mangabeira VII), nesta terça-feira, 6, às 14h. Reúne três gerações de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), crianças, jovens e pessoas idosas.

No evento está prevista a participação de mais de 600 pessoas, entre usuários, familiares e funcionários da Sedes. A programação consta de desfile de estandartes de cada CRAS, com temas ligados a história dos blocos do Folia de Rua; escolha do Rei e Rainha do carnaval; apresentação do Grupo de Frevos da Ong Arca e da Escola de Samba Unidos do Róger, além da animação final de uma Orquestra de Frevos.

A coordenadora dos Cras, Bethania Patrício, fez uma avaliação da colônia de férias e o encerramento. “Foi um momento muito importante em termos de integração e o fortalecimento de vínculos das três gerações, crianças, jovens e adolescentes. O baile é um momento intergeracional com a união de todos e a equipe de trabalho, que está unida e fortalecida para que tudo continue dando certo”, avaliou.

Ela aponta as oficinas ocorridas durante a colônia de férias, como um dos momentos criativos e de integração. “Os jovens e crianças confeccionaram os estandartes e máscaras do carnaval, além da decoração das mesas, tudo produzido com material reciclado, garrafas pet e outros produtos”.

A colônia de Férias aconteceu no período de 8 a  25 de janeiro. Da ação participam 600 crianças e adolescentes e 500 idosos do SCFV, que funciona nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A programação foi subdividida por etapas com temas educativos, culturais, atividades recreativas e de lazer. Constou de uma oficina sob o tema “Brincar de Circo”, na primeira etapa, a segunda com atividades recreativas “Viver a Lagoa” e a última sob o tema “Crescer e Conviver”, socioeducativa. Para a pessoa idosa houve recreação e educação física orientada.

A ação contou com a parceria da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejer),Turismo (Setur), Mobilidade Humana (Semob), Meio Ambiente (Semam), Limpeza Urbana (Emlur),  Energisa e Unimed.