Sedes encerra cursos de capacitação do Suas que qualificou 150 servidores

Por - em 99

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de João Pessoa realizou na manhã desta segunda-feira (21) a solenidade de encerramento dos cursos de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Os cursos foram iniciados no mês de março e capacitaram 150 servidores que atuam na Diretoria da Assistência Social (DAS), Conselhos Tutelares e outras diretorias operacionais da Sedes.

A diretora da Assistência Social, Aparecida Rodrigues, considerou de grande importância à realização dos cursos de capacitação que envolveu psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outras funções dos Centros de Cidadania e Referência Social (CRC’s) e de Assistência Social (CRAS), da Diretoria de Participação Popular (Dipop) e da Diretoria de Renda e Economia Solidária (Direcosol).

Na capacitação, os profissionais têm conhecimento das novas medidas implantadas pela lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Entre outras determinações, a lei destaca a seguridade social que decreta que a política pública não pode ser vista de forma assistencialista, mas como uma política de direitos. “A política da assistência vem crescendo muito. Há um aumento da demanda e isso requer o aumento dos serviços e nossos profissionais precisam absorver as novas práticas através de capacitações”, declarou Aparecida Rodrigues.

Desde setembro do ano passado que as novas diretrizes vêm sendo discutidas e construídas na gestão municipal em João Pessoa, a partir das conferências públicas, capacitações e outros eventos. Ao final da solenidade, os participantes receberam material didático, CDs e foram sorteados com livros sobre o SUAS.