Sedes inicia “Rodas de Diálogo” sobre saúde e drogas

Por - em 24

Refletir sobre os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em especial, o artigo que trata do direito à saúde e a vida, é o objetivo de uma série de “Rodas de Diálogo”, que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa, realizará em seus 11 Centros de Referência de Cidadania (CRC’s). A primeira Roda de Diálogo foi aberta nesta terça-feira (13), à tarde, no CRC do Cristo, por ocasião do aniversário dos 20 do ECA.

Com o tema “Direito à saúde e à vida, sem drogas”, as oficinas irão discutir principalmente o uso do crack, onde também ocorre o lançamento da campanha “Crack, o início do fim”. Na ocasião, especialistas na área de saúde pública e educadores apresentarão a palestra: “Crack, uma pedra em seu caminho”. As Rodas de Diálogo fazem parte da programação do “IV ECARTE – Estatuto da Criança e do Adolescente através da Arte”, que acontecerá no dia 30 de julho, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Arte.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que além de comemorar os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o intuito é propiciar informações e reflexões sobre os direitos por ele assegurados, com o foco na saúde. “Queremos alertar os jovens sobre o perigo e riscos causados pelas drogas. As famílias das crianças e jovens do Peti e a comunidade interessada estão sendo convidadas a participarem das rodas de diálogo, para que juntos, compreendamos as nossas responsabilidades e compromissos com a garantia de direitos e proteção dos nossos meninos e meninas”.

O Festival – O Ecarte é um festival de arte, realizado no mês do aniversário do Estatuto da Criança e dos Adolescente (ECA), onde as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Prefeitura de João Pessoa, apresentam, através de espetáculos teatrais, música ou artes plásticas o que foi compreendido por eles acerca de seus direitos e deveres garantidos pelo ECA, em atividades realizadas nos núcleos do programa nesse período.

Programação das Rodas de Diálogo:

14/07 – CRC Valentina – 8h
15/07 – CRC Cruz das Armas – 8h
19/07 – CRC Funcionários – 8h
21/07 – CRC Ipês – 8h
23/07 – CRC Mandacaru – 8h
27/07 – CRC Bancários – 8h
29/07 – CRC Mangabeira – 8h
03/08 – Centro Intergeracional – 8h
10/08 – CRC Roger – 8h
12/08 – CRC Jardim Veneza – 8h
17/08 – CRC Costa e Silva – 8h