Sedurb inicia ações preventivas em três comunidades nesta quinta

Por - em 93

Vistorias nos locais de risco, poda e rebaixamento da copa das árvores são algumas das ações emergências que serão realizadas a partir desta quinta-feira (10) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb). Os trabalhos preventivos serão primeiramente adotados nas comunidades Saturnino de Brito (Trincheiras), Renascer (Ilha do Bispo) e Santa Emilia de Rodath (Distrito Mecânico) para minimizar o impacto das águas da chuva durante o inverno.

A previsão é de que até abril, as 35 áreas de riscos localizadas em João Pessoa tenham sido contempladas com as ações emergenciais do Plano de Contingência 2013, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e que conta com apoio de Secretarias e autarquias municipais, órgãos públicos e empresas concessionárias de serviços públicos parceiros. Nessa primeira etapa, as ações serão feitas nas comunidades de risco iminente de desabamento, deslizamento e alagamento.

Nesta primeira etapa de trabalho, cerca de 32 pessoas, entre funcionários da Diretoria de Paisagismo da Sedurb e da empresa licitada para o serviço, entrarão nas comunidades e farão a poda de 320 árvores. As que sofrerão intervenções foram definidas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Meta para 2013 – Durante todo o ano de 2012, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam), realizou a poda de 9,6 mil árvores nos 65 bairros da Capital. A meta para 2013 é a realização de 12 mil podas em toda a cidade.

“Ficamos imensamente satisfeitos com a conclusão do primeiro ano de ação da Poda Programada e a superação de sua meta. Nosso trabalho tem como consequência direta a prevenção de acidentes e a contribuição para que a cidade esteja cada dia mais limpa e bonita”, contou o coordenador do programa e engenheiro agrônomo, Anderson Fontes.

As equipes da Diretoria de Paisagismo da Sedurb realizaram, além das 9,6 mil podas, a substituição de 500 árvores em João Pessoa. A maior parte delas foi substituída nos meses de maio, junho e julho, o que segundo Anderson Fontes, contribui significativamente para o melhor desenvolvimento.

Além da poda e substituição de árvores nos bairros da Capital, a Sedurb realizou a limpeza de três mil coqueiros na orla da Capital e outras 500 serão feitas até o fim de dezembro.

Programa inovador – O Programa Poda Programada teve início no dia 17 de janeiro de 2012. A iniciativa inédita veio para mudar a maneira com que eram cuidadas as árvores da Capital paraibana, uma vez que, anteriormente, a poda era realizada apenas de maneira emergencial, quando a solicitação era feita por moradores.

Transformação – Após a poda, no próprio local, os galhos, folhas e troncos retirados das árvores são triturados em uma máquina e levados para o Viveiro Municipal, localizado no bairro do Valentina.

No local, o material orgânico produzido é tratado e transformado em composto orgânico. Esse composto serve de adubo para o plantio de árvores nas praças e canteiros centrais de toda João Pessoa.

Ultrassom – O projeto Poda Programada também contempla o uso de um aparelho ultrassom, chamado tomógrafo de impulso (aparelho de tecnologia alemã), através do qual é possível identificar o estado do interior das árvores.

Poda sem autorização gera multa – A Sedurb esclarece que, a poda e o corte de árvores sem autorização do órgão ambiental geram multa que pode chegar a R$ 10 mil. Por isso, antes de realizar a poda ou o corte de uma árvore, mesmo que esta tenha sido plantada por ele, é imprescindível que a população solicite a Sedurb para obtenção da autorização.

Para solicitar a poda de galhos, a população pode ligar para 3218-9183, em horário comercial, e solicitar a avaliação técnica de profissionais da Sedurb. Também é possível encaminhar as solicitações para a Sedurb, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Rua Diógenes Chianca, 1.777, em Água Fria.

Folia de Rua – O calendário do Programa Poda Programada em 2013 vai contemplar a partir da próxima segunda-feira (14), as árvores localizadas nos corredores que receberão os festejos do projeto Folia de Rua. Paralelamente, o serviço será feito, durante a noite, no Parque Sólon de Lucena.