Sedurb realiza Poda Programada em cerca de 400 árvores da Capital

Por - em 28

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), começou a realizar nessa terça-feira (4) a poda programada de cerca de 400 árvores das principais avenidas da cidade. A maior concentração de árvores fica na Avenida Epitácio Pessoa, onde a equipe da secretaria vai realizar a assepsia de 237 unidades.

A ação – que deverá se estender durante os próximos 15 dias – está sendo executada ainda nas avenidas Tabajaras, Camilo de Holanda, Getúlio Vargas e Eurípedes Tavares, além da Praça Pedro Gondim. De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, que coordena a Poda Programada, o objetivo do trabalho é retirar galhos e folhagens que estejam obstruindo placas, semáforos e postes de iluminação pública.

“Além de estar atrelada à arquitetura da cidade, melhorando a iluminação e o acesso às ruas, esta ação visa também garantir a saúde de nossas árvores. Por isso, vamos ainda retirar galhos doentes e fazer a assepsia das mesmas”, informou Anderson, acrescentando que o trabalho começa a ser realizado às 19h30 e termina por volta da meia-noite.

“Como essas vias registram um grande volume de carros durante o horário comercial e, principalmente, no final do expediente, por volta das 18h, nosso trabalho só começa às 19h30 para não causar congestionamentos e não obstruir o tráfego nas principais vias da cidade”, explicou.

Durante os 15 dias da ação, a equipe da Sedurd – composta de 20 profissionais, entre engenheiros agrônomos e podadores – vai realizar a poda em árvores das espécies Cássia Brasil, Ipês Amarelos, Castanholas, Jambeiros, Sibipiruna e Ficus.

O serviço é realizado com o auxílio de modernos equipamentos que proporcionam mais agilidade e menos transtorno para as pessoas que transitam nos locais beneficiados pela ação. Além da poda, os técnicos fazem a avaliação das plantas e calculam a necessidade de uma próxima intervenção na área.

O que sobra é levado para o Viveiro Municipal, no bairro do Valentina Figueiredo, onde o material é tratado para virar um composto orgânico usado como adubo de plantas, que também pode ser doado à população que tiver interesse.

Poda Emergencial – O serviço de poda emergencial continua sendo executado pela Sedurb e os pedidos podem ser encaminhados por meio do telefone (83) 3218-9183, em horário comercial, ou à Sedurb, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria. A Divisão de Paisagismo (Dipai) informa que só serão realizadas podas em áreas públicas de João Pessoa.