Sedurb realizou quase seis mil podas programadas nesse primeiro semestre

Por - em 121

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) realizou, entre os meses de janeiro e junho deste ano, 5.609 podas programadas de árvores em João Pessoa. No mesmo período, a secretaria registrou a queda de apenas 17 árvores, que ficam localizadas em áreas de calçadas, canteiros centrais e praças.

O serviço de prevenção de queda foi mais intenso no mês de março, quando foram podadas 1.281 árvores. No primeiro semestre, a Sedurb realizou ainda a limpeza de 1.778 coqueiros na cidade. O número de árvores que desabou por causa das chuvas e de fungos, entre outros fatores, parece ainda menor quando comparado ao total de árvores monitoradas pela Sedurb, que é de aproximadamente 150 mil exemplares.

Um dos casos mais recentes de queda de árvore foi registrado no último mês, quando uma gameleira de aproximadamente 70 anos apodreceu por causa da ação de fungos e caiu sobre quatro veículos, no anel externo do Parque Solón de Lucena. As fortes chuvas que caíram no dia provocaram o desabamento.

De acordo com o coordenador de Poda da Diretoria de Paisagismo da Sedurb, Anderson Fontes, o trabalho de prevenção tem dado resultados e evitado a queda de árvores na cidade. “Principalmente neste período de chuvas, quando o risco de queda de árvores aumenta, a poda tem sido importante para a prevenção de novos casos”, destacou o engenheiro agrônomo.

O serviço é realizado com o auxílio de equipamentos modernos, que proporcionam mais agilidade e menos transtorno para as pessoas que transitam nos locais beneficiados pela ação. Além da poda, os técnicos fazem a avaliação das plantas e calculam a necessidade de nova intervenção na área. O que sobra é levado para o Viveiro Municipal, no bairro do Valentina Figueiredo, onde o material é tratado para virar um composto orgânico e usado como adubo de plantas.

O serviço de poda emergencial, que é realizado apenas em áreas públicas de João Pessoa, pode ser solicitado pelo telefone (83) 3218-9183, em horário comercial, ou na própria Sedurb, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria.