Sedurb reduz copa das árvores da barreira do bairro São José

Por - em 20

Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa realizaram na manhã desta quinta-feira (27) o trabalho de redução de copa e o corte de galhos de algumas árvores localizadas na barreira que separa os bairros do São José, em Manaíra, e o João Agripino.

O trabalho faz parte das ações preventivas adotadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas áreas de risco, por conta do período de chuvas. No local existem cerca de 150 árvores que atualmente oferecem algum tipo de risco às famílias residentes no bairro São José

Duas equipes da Sedurb, composta por 20 operários e dois caminhões Mulk, iniciaram o trabalho de poda de rebaixamento, retirando o excesso de peso das árvores. A medida visa evitar possíveis tombamento dos galhos sobre as residências.

Segundo o coordenador dos trabalhos, Orlando Pereira, além dos cortes de galhos, algumas vezes é necessário a derrubada de toda a árvore. Tanto a redução de copa quanto a derrubada, ressaltou, só é feita após um laudo da Defesa Civil de João Pessoa e da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), que autoriza a poda.

A ação preventiva conta também com a participação da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que faz o recolhimento dos resíduos. A Superintendência de Transportes e Trânsito do Município (STTrans) participa quando a área onde o trabalho é realizado está inserida em local de tráfego de veículos.

Orlando Pereira ressaltou que na realidade o trabalho de poda das árvores é realizado durante todo o ano, mas é intensificado durante o período que antecede as chuvas mais intensas na Capital. Essa mesma ação está sendo realizada na barreira do Cabo Branco, onde os trabalhos devem ser concluídos na próxima semana. Também foi realizada na barreira do Timbó, onde o trabalho já foi concluído.