Segunda audiência do OD reúne moradores do bairro da Penha

Por - em 24

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou na noite desta quinta-feira (17) a segunda audiência regional do Orçamento Democrático (OD). A plenária aconteceu na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, localizado no bairro da Penha (2ª região). Aproximadamente 500 pessoas foram ao ginásio da escola participar do evento, que reuniu o prefeito Luciano Agra, secretários municipais, vereadores, conselheiros, delegados do OD e moradores da região.

A audiência regional é primeira etapa do ciclo do OD e tem como objetivo provocar o diálogo entre a população e a gestão municipal. Os moradores também recebem formulários de demandas onde escolhem três prioridades de investimentos para a prefeitura implementar em sua região.

“Eu nunca participei do Orçamento Democrático, mas vim porque precisamos resolver o problema de alagamento das ruas do nosso bairro”, revelou a moradora do bairro Quadramares, Maria Claudete de Oliveira.

O prefeito Luciano Agra respondeu a cada uma das observações feitas pelos moradores. “99% do Governo Municipal está aqui para ouvir as reivindicações de vocês e encaminhar soluções porque é assim que se constrói uma cidade melhor” declarou Agra.

O Coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, prestou contas à população de todas as obras e serviços que o Governo Municipal realizou e tem realizado na região nos últimos cinco anos, entre elas, construção do largo de Nossa Senhora da Penha, do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) no Altiplano, do Mercado do Peixe em Tambaú, além da urbanização do trecho entre as avenidas dos Pescadores e da Falésia, na Praia do Seixas.

O morador Janduí Mendonça, da Praia da Penha, levou as reivindicações de seu bairro como a revitalização do cruzeiro, o calçamento da rua atrás da Vila dos Pescadores e a necessidade de limpeza e cuidado com o Rio do Cabelo. O prefeito Luciano Agra revelou que a prefeitura está adquirindo uma máquina moderna para a limpeza dos rios da cidade. “As ruas a serem pavimentadas serão estudadas e entrarão nas peças orçamentárias de 2012, mas queria dizer que estamos adquirindo uma máquina moderna que fará a limpeza dos rios de nossa cidade, porque queremos fazer isso permanentemente” revelou Luciano Agra.

Como prioridades, os moradores da 2ª região elegeram infraestrutura, saúde e área de lazer, que serão inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012. “As plenárias do OD são importantes porque a gente fica em contato com vocês e sabe dos problemas mais de perto. A gente faz isso porque tem coragem”, declarou o prefeito.

O grupo de teatro Soluar vai fazer a abertura de todas as audiências regionais, trabalhando o tema da violência contra a mulher. A iniciativa é uma parceria da Coordenadoria do Orçamento Democrático e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres em comemoração ao mês de Cidadania Ativa das Mulheres. A próxima reunião será nesta segunda-feira (21), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Treze de Maio.