Segunda etapa do ‘Ônibus Legal’ é realizada em Cruz das Armas

Por - em 28

Educadores da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans), visitaram, nesta semana, a Escola Municipal Almirante Barroso, em Cruz das Armas, para desenvolver a segunda etapa do projeto “Ônibus Legal”. O objetivo da visita foi levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos de escolas públicas, principalmente as que estão localizadas nos bairros considerados com muita circulação de pedestre e veículos, ou seja, onde é registrado o maior número de acidentes.

Os alunos recepcionaram a equipe da STTrans com muita atenção e ansiosos para assistir ao teatro de bonecos, com Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito. Na apresentação, os fantoches interpretaram uma história sobre o trânsito e o transporte da capital e perguntaram para os alunos a experiência do passeio no “Ônibus Legal”. O veículo, que é todo estilizado com imagens de crianças, jovens, adultos e idosos, fará viagens todas as terças-feiras e quintas-feiras com alunos de escolas da rede municipal e estadual.

Além da viagem e desse retorno à escola, o projeto ainda é composto por uma terceira etapa, que consiste na realização de atividades externas, ou seja, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes atuará nas principais ruas do bairro onde está sendo realizada a ação do “Ônibus Legal”. Será o momento de envolver, no projeto, a população da área em que está localizada a escola.
 
A aluna Andresa Silva, 9 anos, falou de como o passeio foi proveitoso. Ela contou que gostou muito quando um fiscal de transporte explicou o tipo de serviço que faz no Terminal de Integração. “A gente aprende a não colocar lixo no ônibus e não ficar com a cabeça do lado de fora da janela”. Já Emerson Sousa, 7 anos, disse que aprendeu que as cadeiras próximas aos motoristas são preferenciais aos idosos e pessoas com necessidades especiais. “Também fiquei sabendo que tem que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e obedecer a fila na Integração”, lembrou.
 
A coordenadora de Educação para o Trânsito e Transporte, Thereza Madruga, agradeceu aos alunos a receptividade e informou que o “Ônibus Legal” continua com a terceira etapa, que consiste em uma atividade nas principais ruas do bairro onde está sendo realizada a ação com as escolas. Entre as ações previstas está fazer a travessia de uma faixa de pedestre e observar a sinalização de trânsito nas vias. “Essa ação visa ensinar aos alunos a serem adultos cidadãos cientes dos seus deveres e direitos no futuro”, falou a educadora.
 
O mapeamento para detectar os bairros mais violentos na área do trânsito, que são Cruz das Armas, Oitizeiro e Valentina, foi feito pela Assessoria de Planejamento da STTrans. Nos próximos dias 7 e 9 de julho, o “Ônibus Legal” chegará à escola Analice Gonçalves, também localizada em Cruz das Armas.