Segunda olimpíada de xadrez da rede municipal acontece sábado

Por - em 22

A 2ª Olimpíada de Xadrez da Rede Municipal de Ensino será realizada neste sábado (13), das 8h às 17h, na Escola Dumerval Trigueiro Mendes, localizada no Bairro do Rangel. Estarão participando mais de 200 alunos, com direito a premiações de computadores para os primeiros lugares, além de medalhas e troféus para os demais participantes.

A Olimpíada será dividida em quatro modalidades: masculino e feminino do Ensino Fundamental I e II e constará de seis rodadas, de acordo com o sistema suíço de emparceiramento, com ritmo de jogo de 20 minutos por cada partida. Para arbitragem foi convidado um juiz de experiência nacional, Manoel Almeida, auxiliado pelos 22 professores-instrutores de xadrez da rede municipal. Além do campeonato oficial, pais e comunidade escolar também poderão participar dos torneios paralelos.

O projeto de xadrez da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) foi implantado em 2005 e, desde então, cada vez mais professores têm aderido à participação e levado o esporte como atividade extraclasse. Os atuais instrutores de xadrez passaram por uma capacitação de dois anos e hoje são multiplicadores, repassando o conhecimento a outros professores e alunos.

Hoje, quase 90% das escolas da rede municipal já têm aulas de xadrez e a motivação aumenta ainda mais. “Estamos satisfeitos com o progresso dos alunos e o empenho dos professores. De acordo com a avaliação periódica, o xadrez tem oportunizado o crescimento intelectual dos participantes, bem como o exercício da ética e do respeito mútuo, elementos importantes para este esporte”, avalia Francisco Cavalcanti, coordenador do projeto.