Seinfra conclui iluminação ornamental da padre Meira, no Centro

Por - em 29

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) concluiu, nesta quinta-feira (20), a implantação da iluminação ornamental da rua padre Meira, no centro da Capital. A ação integra o plano de restauração do Centro de João Pessoa, que inclui as obras de recuperação das Praças Vidal de Negreiros, Venâncio Neiva, Viaduto Damásio Franca e Lagoa do Parque Solon de Lucena.

Estão sendo instalados 18 postes, da cor preta, sendo quatro com uma e 14 com duas luminárias. As últimas unidades estão sendo colocadas na calçada, sentido centro/lagoa, que também está sendo recuperada, incluindo as rampas de acessos destinadas a deficientes físicos.  O novo piso – tijolos intertravados – é igual ao colocado na calçada do anel interno da Lagoa, para que toda a área de circulação do Centro mantenha um padrão. Os serviços do outro lado da padre Meira foram concluídos. A ação de alargar as calçadas tem por objetivos priorizar os pedestres, disciplinar o trânsito no local.

A Seinfra está empenhada também no andamento da construção da praça onde será colocada a escultura em homenagem a obra “Pedra do Reino”, do escritor paraibano Ariano Suassuna, localizada em uma das ilhas do anel interno do Parque Solon de Lucena. Os serviços estão concentrados na escavação da estrutura que dará suporte à obra de arte. O pedestal será de concreto, revestido de granito. A obra terá, no total, 11 metros de altura, sendo sete somente da escultura, criada pelo artista plástico Miguel dos Santos. Na praça haverá ainda iluminação e dois bancos.   

Lagoa – Os serviços na lagoa estão concentrados na recuperação das paredes de contenção da parte interna do reservatório, bem como das bocas-de-lobo e lançamentos. Também está sendo realizada a capinagem dos jardins, onde será feito o replantio de mudas de árvores e grama. Posteriormente, as equipes irão trabalhar na parte da iluminação ornamental. Todos os 24 postes de concretos serão substituídos por postes de ferro com duas luminárias. Os postes serão instalados dentro dos canteiros para deixar a parte do passeio sem obstáculos.