Seinfra intensifica ações de limpeza e desobstrução de galerias na cidade

Por - em 47

Após uma noite de chuva intensa em João Pessoa, as equipes da Secretária Municipal de Infraestrutura (Seinfra) concentram esforços para minimizar os transtornos causados pela água à população. As ações de manutenção são voltadas para a limpeza e desobstrução de galerias, resolução de pontos de alagamentos e apoio às ações da Defesa Civil.

As equipes trabalham nos bairros de Mangabeira (Hilton Souto Maior), Jaguaribe (nas vias próximas à feira), Água Fria (nas proximidades do Centro Administrativo Municipal), no Centro e nas avenidas Epitácio Pessoa, Dom Pedro II (com a Bento da Gama), João Machado (próximo à Cândida Vargas) e lateral da Unipê.

Os serviços estão concentrados também na limpeza do Rio Jaguaribe, na altura do limite entre os bairros Castelo Branco e Miramar. O objetivo é desobstruir o rio para possibilitar o escoamento das águas, que, na manhã desta quinta-feira (28), chegou a cobrir a via. Outras equipes trabalham na Rua Cordélia Veloso Frade (Cidade Universitária), utilizando bomba de sucção para a retirada do excesso de água.

A Seinfra também dá apoio às ações da Defesa Civil. No caso do deslizamento da Barreira, na Comunidade Santa Clara, a secretaria fez a limpeza da pista para liberar o tráfego de veículos. Na Avenida Desembargador Boto de Menezes (Riachinho), foi realizada ação semelhante, embora, neste local, o barro na pista não tenha sido decorrente de deslizamento. Nessas imediações, na Avenida Airton Senna, a Seinfra, trabalha no fechamento de um buraco próximo ao Riacho São Bento.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, pede a compreensão da população e diz que todos os esforços estão voltados para dar solução rápida aos problemas causados pelo excesso de chuvas na Capital. Segundo ele, as chuvas deste mês têm sido atípicas. “Tivemos dias de chuvas intensas, alternados por dias de sol. Em apenas três dias de chuva intensa, foi ultrapassada a média histórica prevista para João Pessoa no mês de junho”, diz.

Serviços de Manutenção – Durante todo o ano, a Seinfra executa serviços semanais de manutenção, como limpeza e desobstrução do sistema de drenagem em vários pontos da cidade (galerias, bueiros, canais, encostas, barreiras e regiões ribeirinhas). No período de chuva intensa, esses serviços são intensificados, para facilitar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos.