Seinfra trabalha na limpeza e desobstrução de galerias pluviais

Por - em 81

Após uma noite de chuva, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) intensifica, nesta sexta-feira (13), as ações de limpeza e desobstrução de galerias pluviais. Também realiza intervenções utilizando bombas de sucção para a desobstrução de pontos de alagamento. Além disso, nos últimos dias, a Seinfra tem desobstruído pontos de lançamento (destino final das galerias pluviais) no Rio Sanhauá.

As ações preventivas tiveram a finalidade de evitar o aumento do volume de água da lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro, e seu conseqüente transbordamento, bem como o alagamento na Avenida Sanhauá, onde se localiza a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Segundo a diretora de Manutenção da Seinfra, Vânia Franca, o serviço foi feito manualmente e durou mais de uma semana, devido ao pouco espaço para o uso de maquinário.

Outra ação com a mesma finalidade está em execução na lagoa, nas proximidades da Rua Desembargador Souto Maior. No local, a galeria de águas pluviais, que é de alvenaria, está sendo substituída por outra, tubular. O objetivo é redimensionar o sistema para dar maior vazão à passagem da água e, assim, minimizar problemas de alagamento no anel externo.

A Seinfra também dá continuidade aos serviços de desassoreamento do Rio Jaguaribe, nas proximidades da Comunidade Tito Silva, no limite dos Bairros Miramar e Castelo Branco.

Lixo nas ruas – Segundo Vânia, nesta época do ano, os serviços se concentram na resolução de problemas de alagamento, muitos deles causados pelo excesso de lixo nas redes de drenagens. “Os nossos serviços de manutenção poderiam ser minimizados com a contribuição da população, que não deveria jogar lixo nas vias públicas”, disse.

Conforme explicou, o excesso de resíduos compromete a evasão da água e danifica todo o sistema de drenagem. “Jogar lixo na rua é uma atitude negativa que traz prejuízo para toda a população.”

Dez equipes estão distribuídas em vários pontos da cidade:

Desobstrução e limpeza de galerias:

ü     Avenida João Machado com Coremas.

ü     Avenida Maximiano Figueiredo.

ü     Manaíra.      

ü     Manguabeira VII (Rua Renato Gomes de Oliveira).

ü     Avenida Expedicionários com Júlia Freire.

ü     Torre (pontos em torno do mercado da torre).

ü     Avenida Minas Gerais

 

Bombas  d’água:

ü     Cordélia Veloso

ü     Jardim Cidade Universitária

ü     Jocemar Leite (Jardim Planalto)

ü     Rua do Jarro (Valentina)