Sejer realiza seminário sobre drogas e redução de danos

Por - em 89

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e o Conselho Municipal de Juventude promovem, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), o Seminário Municipal sobre Drogas e Redução de Danos. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Jaguaribe. A abertura será às 9h, e as discussões seguem durante todo o dia. Na sexta, o evento também acontece o dia todo.

Destinado aos profissionais da gestão municipal que trabalham nos projetos e ações sobre drogas, o seminário tem o objetivo de debater e construir um documento que apontará as diretrizes para que as ações intersetoriais sejam unificadas de forma a garantir que os direitos humanos e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sejam efetivados.

“É importante realizar ações que se complementam para consolidar uma política sobre drogas, reforçando o respeito pelos direitos humanos, garantindo ao cidadão o acesso à saúde e à cidadania de forma integral, sendo ele usuário ou não de drogas lícitas ou ilícitas”, afirmou o titular da Sejer, Thiago Pacheco.

Iniciativa – O seminário surgiu da iniciativa da Comissão de Políticas sobre Drogas do Conselho Municipal de Juventude e se respalda no atual cenário nacional e nas diversas nuances que o tema tem dentro do município de João Pessoa. “Seguindo esse panorama, em que as drogas se tornam um novo subterfúgio para reinvenções de antigos preconceitos e atitudes excludentes, uma cidade vira terreno fértil para a marginalização social, cultural, econômica e da saúde”, ressaltou o secretário.

A partir de um texto base, contendo cinco eixos temáticos, será construído um documento com as diretrizes para a política municipal sobre drogas. Esse, por sua vez, será pautado nas diretrizes nacionais e estaduais para unificar as ações, fortalecendo a rede de cuidado e proteção social aos usuários de drogas do município de João Pessoa.

Participações – O evento contará com a participação de Domiciano Siqueira, consultor na área de drogas e Aids do Ministério da Saúde; Priscila Nunes, também  do Ministério da Saúde, e Ana Ouro, da Secretaria Estadual de Saúde, que irão expor o panorama estadual e nacional.

Objetivos do evento:

  • Criar a coordenadoria municipal sobre drogas, para garantir a implementação da política no município;
  • Estabelecer as diretrizes para campanhas municipais sobre drogas;
  • Sistematizar as estratégias municipais de ação na política nacional de redução de danos;
  • Garantir que investimentos públicos em saúde para o tratamento de dependência química tenham como prioridade os Caps AD, Caps I e a rede própria de tratamento;
  • Assegurar que os direitos humanos sejam respeitados também para os usuários de drogas;
  • Assegurar acesso e informação à população sobre a política e as práticas de Redução de Danos.