Semáforo garante mais segurança na travessia de pedestres no Valentina

Por - em 759

semob_semaforo_valentina (2)Os moradores da Rua Mariangela L. Peixoto, no Valentina Figueiredo, estão mais seguro para realizar a travessia na faixa em frente ao Hospital Municipal. A ativação do semáforo para pedestre pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP)  nesta segunda-feira (11) mudou a rotina dos  pedestres que se arriscavam todas as vezes que tinha de atravessar  a via devido ao fluxo intenso de veículo.

Apesar da faixa os pedestres não se sentiam seguro em atravessá-la por causa do número de veículos que circulam na área nos dois sentidos da via. “Ficava difícil porque a quantidade de carros é grande”, disse o comerciante José Tavares, 68, que mora nas proximidades do hospital. “Agora melhorou muito, pois cada um tem sua vez (carros e pedestres)”, afirmou ao se deparar nesta segunda-feira pela manhã com o novo semáforo em funcionamento. “Esse equipamento vai dar mais segurança e evitar acidentes”, ressaltou o comerciante.

Com mais um semáforo para auxiliar o pedestre, a Semob passa a contar com 28 equipamentos, reduzindo os riscos de acidentes em vias movimentadas. O mecanismo de funcionamento do semáforo é feito pelo próprio pedestre, que aciona uma botoeira para ativar o sinal vermelho. Quando não houver fluxo de pedestres, o trânsito vai fluir normalmente.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto explicou ainda que o órgão trabalha de várias formas, mas sempre tendo como foco o aumento da segurança e a fluidez do trânsito. “Acima de tudo, nossa preocupação, orientada pelo prefeito Luciano Cartaxo, é planejar nossas ações sempre pensando nas pessoas, com um olhar humanizado de cuidar do pessoense, promovendo segurança e otimizando a mobilidade,” destacou o gestor.semob_semaforo_valentina

Para orientar os pedestres sobre o funcionamento e a importância de utilizar o semáforo, a Semob disponibilizou uma equipe de educadores, que ficará durante toda esta semana atuando no local. Agentes de mobilidade urbana também estão orientando os condutores, que devem ficar atentos ao novo equipamento.

Aparecida Ferreira, chefe da seção de programas e campanhas da Semob, falou da importância do semáforo para a segurança dos pedestres. “É um equipamento que contribui para a comunidade que se desloca ao hospital e os estudantes das escolas próximas, garantindo uma travessia segura”, disse.