Semam e Correios vão lançar selo e promover exposição didática sobre Fauna Brasileira

Por Jô Vital - em 549

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e a Superintendência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Paraíba vão lançar, dia 25, às 14h, no Centro de Estudos e Práticas Ambientais – Cepam, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) o selo comemorativo Defesa Animal.

A programação prevê atividades pela manhã, com a palestra “História Postal no Brasil”, às 9h, ministrada pela gerente da Agência Filatélica de João Pessoa, Luisa de Sousa Dias. Às 9h40, será realizada a Oficina de Filatelia, com estudantes de escolas públicas da Rede Municipal. Às 11h30, será aberta exposição filatélica didática “Fauna Brasileira”, com material produzido durante a Oficina de Filatelia.

O lançamento do selo Defesa Animal tem o objetivo de despertar a atenção das pessoas para que, utilizando ferramentas de educação, possamos contribuir para formar uma sociedade que trate os animais com dignidade e respeito, como devem ser tratados todos os seres vivos. A ação do dia 25 é uma promoção da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam e do Cepam, que desenvolvem diversas ações de Educação Ambiental na cidade de João Pessoa.

História do selo – O primeiro selo postal do mundo foi emitido no dia 6 de maio de 1840, o Penny Black. O selo foi impresso em preto e valia um penny (moeda inglesa). O selo foi uma invenção do inglês Rowland Hill, em 1830, com o objetivo de resolver o pagamento das correspondências que eram enviadas.

O Brasil foi o segundo país do mundo a adotar o selo postal e os primeiros selos brasileiros foram lançados em 1843, com imagens das moedas de 30, 60 e 90 réis. Como as moedas tinham um formato oval, esses selos foram apelidados de “olho de boi”.  Em 1866, foi lançado no Brasil o primeiro selo brasileiro com a imagem de uma personalidade, o Imperador Dom Pedro II e em 1900 foi lançado o selo comemorativo sobre o Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil. A partir de então os selos passaram a focar grandes acontecimentos e aspectos relevantes do Brasil.