Semam e Emlur fazem ação conjunta em área de preservação ambiental

Por - em 617

DSC_4188A Secretaria de Meio Ambiente e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizaram, nesta quinta-feira (26), ação conjunta para a limpeza da área de preservação ambiental do Parque Municipal Lauro Pires Xavier, no Bairro de Tambiá. No trecho, localizado às margens da nascente do Rio Tambiá, foram retiradas aproximadamente 36 toneladas de lixo.

O fiscal ambiental da Semam, Iranildo Soares, informou que o local servia de depósito para material reciclado recolhido por moradores de rua. Segundo ele, é importante fazer a retirada do material e conservar o local limpo já que se trata de uma área de preservação ambiental. “O lixo que vem sendo depositado no local tem causado o assoreamento do leito do Rio Tambiá, onde é localizada a sua nascente”, explicou.

Antonio Araujo, chefe do Departamento de Varrição e Coleta da Emlur, afirmou que a área já foi limpa dezenas de vezes. Segundo ele, a cerca será recolocada para impedir o acesso dos catadores. Os agentes de limpeza da Emlur retiraram do local carcaças de eletrodomésticos como máquina de lavar, fogões, geladeiras, além de paletes, telhas, sofá e lixo hospitalar.

Também será retirado do local um barraco que servia de apoio para os catadores. “A maior parte do lixo retirado poderia ser recolhido através dos serviços disponibilizados pela Emlur como o Cata Treco”, disse Araujo.

Lei – O Parque Municipal Lauro Pires Xavier é área de preservação ambiental permanente, onde é proibido desmatar, caçar e construir. É protegida pela Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal n. 9605/98. A população deve denúncias invasões através do 0800 281 9208. O Rio Tambiá nasce entre os bairros de Tambiá e Treze de Maio, percorre o bairro do Róger e Padre Zé para se juntar ao Mandacaru, do qual é o principal afluente. Seu principal tributário é o riacho Tambiá Pequeno, que brota nas fontes do Parque Arruda Câmara.

“Alô Limpinho” – Encaminhe sua demanda por meio do 0800 083 2425/ 3214 7634. Serviço a disposição da população para a obtenção de informações, emissão de reclamações, sugestões e solicitação dos serviços da Emlur (coleta/Cata Treco/Recolhimento de animais/lixo eletrônico/ poda e entulho). Informações também por meio do site da PMJP – http://www.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais.