Semam e Seinfra notificam estabelecimentos e residências com esgoto clandestino

Por Jô Vital - em 235

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), uma ação de fiscalização de esgoto clandestino no bairro de Manaíra.

Utilizando um insuflador de fumaça – equipamento que lança fumaça pela rede de galerias e detecta os estabelecimentos que estão despejando esgoto na rede por onde deve passar apenas água da chuva – os técnicos constataram que 46 estabelecimentos comerciais e residências estão irregulares. Todos foram notificados e têm 15 dias para regularizarem a situação. Eles deverão fazer a ligação do esgoto na rede de saneamento que existe no bairro.

 O estabelecimento que não se regularizar dentro do prazo e for flagrado novamente despejando esgoto nas galerias pluviais, será multado e poderá ser embargado ou interditado. A multa varia entre 103 mil e 309 mil reais.

A ação de hoje contou ainda com técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e será feita ainda nos bairros de Tambaú e Cabo Branco.

As galerias pluviais são exclusivamente para escoamento de água da chuva. Elas são periodicamente abertas pelos técnicos da Seinfra, que verificam a qualidade da água e se contém elementos estranhos, poluidores.