- Prefeitura Municipal de João Pessoa - http://www.joaopessoa.pb.gov.br -

Semam faz poda de árvores na área do Parque Sanhauá e na Avenida Hilton Souto Maior

[1]Respeitando a Norma Técnica Brasileira de Poda (16.246-1), os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão dando continuidade às ações da Poda Programada. Esta semana estão sendo feitas as podas das árvores da Avenida Hilton Souto Maior e da área do Parque Sanhauá.

De janeiro a março deste ano os técnicos da Semam realizaram podas em 1.600 árvores da cidade, recolhendo 1.620 m³ de material triturado e transformado em composto orgânico. Dos 64 bairros de João Pessoa os técnicos da Semam estiveram em 22, em alguns executando podas em mais de uma área verde, como praças e canteiros de ruas e avenidas.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Poda Programada é uma das ações mais importantes na manutenção do patrimônio ambiental da cidade. “É uma ação planejada, que respeita a arquitetura das árvores. É também uma forma de avaliar as condições dos indivíduos arbóreos, observando áreas onde é preciso fazer replantio, árvores que precisam de tratamento fitossanitário”, concluiu.

Técnicas usadas – Os técnicos observam a arquitetura da copa das árvores e avaliam as condições fitossanitárias das plantas, utilizando diversas técnicas, como a poda de formação, que molda a planta no formato e altura necessários, considerando o local e espaço disponível. Neste caso é feita a remoção de bulbos onde os galhos devem parar de crescer, desenhando o formato da árvore e determinando o espaço por onde a planta pode se desenvolver. Já a poda de levantamento elimina os ramos que estão até 70 centímetros de altura do solo, ajudando no controle de ervas daninhas e melhorando a distribuição de água. A poda de rebaixamento tem o objetivo de reduzir a altura dos galhos. É feita com muito cuidado, usando as técnicas adequadas para diminuir o volume da copa das árvores.

[2]