Semam faz poda preventiva de árvores que estão no percurso da Romaria da Penha

Por Jô Vital - em 116

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está realizando a Poda Programada das árvores que estão nas áreas do percurso da Romaria da Penha, que acontecerá no próximo dia 24.

A Poda Programada é supervisionada pelo engenheiro agrônomo Martinho Queiroga, da Divisão de Arborização da Semam. Na área da Romaria trabalham oito profissionais, que fazem as podas de levantamento e limpeza. Os galhos que sobram das podas são triturados em seguida e levados para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Esse resto de poda serve de composto orgânico e é utilizado na produção de novas mudas, bem como serve de adubo para as áreas verdes da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Poda Programada é feita com base em um planejamento prévio. “Desta forma é possível cuidar das áreas verdes da cidade com base num cronograma, observando as condições fitossanitárias das plantas. São ações que preservam e recuperam o patrimônio ambiental da cidade”, concluiu.

Considerada uma das mais tradicionais manifestações religiosas da Paraíba, a Romaria da Penha está completando 255 anos. Este ano, o tema da Festa e da Romaria é: “Maria, Mãe dos leigos e leigas na Igreja, ajuda-nos a superar a violência e construir um mundo de paz”.