Semam inscreve para Concurso Jardins da Cidade de João Pessoa até sexta-feira

Por - em 24

A Prefeitura Municipal (PMJP) encerra na próxima sexta-feira (31), as inscrições para o 3º Concurso Jardins da Cidade de João Pessoa, que tem por objetivo despertar a população para a preservação e uso paisagístico de plantas nativas (arbóreas, arbustivas, herbáceas, frutíferas ou medicinais), normalmente devastadas durante a implantação de loteamentos ou construções na cidade. Além disso, contribui para o embelezamento e consolidação de uma cidade verde e com boa qualidade de vida. As inscrições são feitas na Secretaria de Meio Ambiente (Semam), no Centro Administrativo Municipal (CAM), bairro de Água Fria, nos turnos da manhã e tarde.

Esta é a terceira edição do Concurso e, de acordo com o edital, todos os jardins precisam estar situados na Capital paraibana e com característica permanente, ou seja, não podem ser removíveis ou montados apenas para o concurso, mas que façam parte constante do ambiente. Consta ainda no edital que os jardins inscritos serão visitados por uma comissão julgadora e o resultado anunciado em setembro próximo, havendo classificação dos três primeiros colocados. Todos os participantes receberão certificados.

Regulamento – Os jardins concorrentes podem ser de duas categorias: residenciais e institucionais ou empresariais (escolas, igrejas, hotéis, condomínios, universidades, sociedades e órgãos públicos). Depois de inscritos, os jardins serão fotografados pela Semam que fará uma pré-seleção.

Os escolhidos receberão a visita de uma comissão julgadora, composta de 11 representantes de entidades públicas e privadas, além de uma ONG ambiental. Serão dois representantes da Semam; dois da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); um da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedurb); um da Secretaria do Planejamento (Seplan); um do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PB); um do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama); um do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e um paisagista convidado.

A comissão atribuirá notas para cada categoria e serão considerados vencedores os que obtiverem maior pontuação. A equipe avaliará os jardins de acordo com critérios estabelecidos pela organização do concurso, levando em consideração o grau de preservação ou recuperação da flora local; o respeito à permeabilidade e topografia do terreno e a arborização de calçadas. Mais informações com Glória Lins, pelo telefone 3218-9410.