Semam planta 30 mudas de ipês no Ecobosque do Bessa

Por Jô Vital - em 337

A equipe do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), concluiu hoje o plantio de 30 mudas de ipês no Ecobosque do Bessa. O plantio atendeu a uma solicitação, feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), pelos moradores do entorno do Ecobosque.

Conhecida por sua floração generosa, o ipê é uma árvore nativa do gênero Tabebuia e em Tupi significa “árvore de casca grossa”. No Ecobosque foram plantadas mudas de ipês brancos e rosas. As mudas têm entre dois e meio a três metros de altura e em três anos devem atingir aproximadamente cinco metros, chegando a dar sombra em oito anos. Por serem plantas nativas, os ipês se adaptam com facilidade ao ambiente. É considerada a árvore ornamental mais plantada no Brasil e consegue se adaptar em condições de frio e seca. Com raízes muito profundas, os ipês extraem água mesmo em condições de seca extrema e esse detalhe da estrutura da planta favorece que as espécies tenham ampla distribuição, ocorrendo em biomas variados.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio no Ecobosque é uma ação de cuidado com a cidade. “Sabemos que áreas verdes oferecem qualidade de vida à população. E esse plantio específico nós contamos com a iniciativa dos moradores, que fizeram a solicitação à Semam e, temos certeza, eles serão parceiros no cuidado e na preservação do espaço”, concluiu.

Oito viveiristas trabalharam no plantio, com apoio do botânico Carmelo Edson da Nóbrega, coordenador do Viveiro Municipal. A PMJP também deixou no local 40 mudas de árvores nativas, para que possam ser distribuídas com a população.