Semam promove o plantio de mudas de árvores nativas no bairro de Mangabeira

Por Jô Vital - em 466

Em dois anos, os moradores de Mangabeira VII poderão desfrutar de um clima mais agradável no bairro, proporcionado pelo plantio das 54 mudas de árvores nativas que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na Praça da Família.

Nesta quinta-feira (14), foram plantadas 24 mudas e, na sexta (15), serão plantadas mais 30. São mudas de ipê rosa, ipê branco e perobinha, com tamanhos entre um metro e dez a três metros. O trabalho é realizado pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), sob a supervisão do botânico Carmelo Edson da Nóbrega.

“As temperaturas nas grandes cidades, onde são preservadas as áreas verdes, pode ser até 3c° menor do que nos locais onde o chão é tomado por cimento e asfalto, que absorvem calor solar e o emitem de volta. Quando plantamos, estamos contribuindo para deixar a temperatura de João Pessoa mais amena”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto.

Outro aspecto que contribui para manter as temperaturas mais amenas é que nos espaços verdes o solo preserva a água, tornando a região mais fria, contribuindo para amenizar as consequências das mudanças climáticas.

Plantio – Este ano, a Semam planeja plantar e distribuir 40 mil mudas de árvores nativas. No período 2013-2016 foram plantadas 123.427 mil mudas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques, áreas de proteção permanente e também em áreas públicas como praças e canteiros de ruas e avenidas.

A produção das mudas é feita no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica localizado na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, no bairro Valentina Figueiredo (em frente ao Sesc Gravatá).