Semam realiza capacitação para comerciantes da orla da Capital

Por Patrícia Cantisani - em 865

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou, nesta terça feira (20), o primeiro módulo da “Capacitação à Adequação Ambiental”. A atividade está sendo ofertada gratuitamente aos proprietários e funcionários de bares, quiosques e restaurantes em funcionamento na orla e tem como objetivo contribuir para a padronização dos estabelecimentos em relação aos tratamentos de resíduos sólidos e líquidos produzidos por eles, cuidados da área em torno ao comércio e controle de emissão de som.

A capacitação acontece as terças e quintas-feiras, pela manhã, no Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), destinada aos comerciantes e funcionários dos 58 empreendimentos existentes ao longo da calçadinha, tendo como principal abordagem os modos de adequação às normas e Leis Ambientais e o respeito ao meio ambiente.

Durante a capacitação, técnicos da Semam e educadores ambientais do Parque, trataram temas como descarte racional de óleo de cozinha; geração e gestão de lixo nos estabelecimentos; economia e uso racional de água; acondicionamento de lixeiras; poluição atmosférica produzida através da fumaça das churrasqueiras; poluição sonora e Leis sobre decibéis permitidos; as vantagens de estar de acordo com a Legislação e deram dicas de como ficar ambientalmente adequado.

Jair Azevedo, diretor do Parque, afirma que a capacitação é de suma importância para que os comerciantes de João Pessoa possam estar mais capacitados para atender bem os clientes da cidade e os turistas, mantendo o respeito ao meio ambiente.

“A Bica tem a honra de ceder o espaço do Cepam, juntamente com sua equipe técnica, para participar desta formação, e isso é importante para nós porque estamos contribuindo de alguma forma para que a gestão municipal consiga atingir seus objetivos com êxito.”