Semam realiza plantio de ipês em Cruz das Armas e Manaíra

Por Jô Vital - em 486

Sombra, temperaturas mais amenas e a contemplação da beleza da floração dos ipês. Em três anos os moradores dos bairros de Manaíra e Cruz das Armas poderão desfrutar dos benefícios propiciados pelas árvores, plantadas pelas equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nesta quarta-feira (21), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) plantaram 15 mudas de ipês brancos no canteiro central da Avenida Cruz das Armas. Na terça-feira (20), foi a vez da Praça Chateaubriand Arnaud, em Manaíra, que também recebeu 15 mudas de ipês rosa.

O plantio foi supervisionado pelo engenheiro agrônomo Martinho Queiroga, da Divisão de Arborização da Semam. O setor também é responsável por receber as solicitações de poda, que podem ser feitas pelo telefone 3264-1680, entre 8h30 e 14h.

As mudas de árvores, utilizadas no plantio urbano e na recuperação de áreas degradadas, são produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. O Viveiro produz mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, principal bioma de João Pessoa. Os técnicos que fazem a coleta de sementes trabalham com o sistema de georeferenciamento, utilizando mapas para localizar árvores matrizes, de onde são coletadas as sementes. As sementes são tratadas no Viveiro, onde ainda são desenvolvidas pesquisas para obtenção de substrato para as mudas e ainda a produção de inseticidas naturais, com o objetivo de combater a ocorrência de pragas.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, ressaltou que o plantio é uma das ações, inserida na política ambiental da cidade, que tem o objetivo de contribuir para que tenhamos mais áreas verdes. “Nossa ideia é promover o plantio e incentivar a população para que utilizem o espaço de seus quintais e jardins para plantar. Em todos os eventos públicos da Semam estamos promovendo a distribuição de mudas e o cidadão que se interessar pode buscar uma muda de árvores nativa no Viveiro Municipal”, concluiu.

Balanço – Em 2017 a Semam promoveu o plantio de 53 mil e 760 mudas de árvores nativas, sendo 40 mil e 500 em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente. Nas praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e condomínios foram plantadas 13 mil 260 mudas de árvores.

As mudas são produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc Gravatá.