Semam realiza poda programada nas árvores da Avenida Epitácio Pessoa

Por Jô Vital - em 561

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão realizando, até esta quinta-feira (17), os serviços da poda programada nas árvores da Avenida Epitácio Pessoa. Esta primeira etapa do serviço está sendo feita no período da noite, quando há menos movimento na via, não atrapalhando o trânsito.

A Epitácio Pessoa tem 235 árvores e 155 delas estão sendo podadas. Entre as espécies estão oliveira, mangueira, cássia ferruginha, sibipiruna, castanhola e cássia brasil. A Semam está trabalhando com um caminhão muck, que tem um cesto, acompanhado por um outro caminhão que recolhe o resto da poda e faz a trituração do material. Este se transforma em composto orgânico que é levado para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, para ser utilizado na recomposição do solo de áreas degradadas e também para o preparo das mudas que são utilizadas na arborização urbana da cidade.

A Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam disponibiliza o telefone 3264-1680 para a solicitação de podas de árvores em áreas públicas (praças e canteiros de avenidas e ruas), entre 8h e 12h e 13h e 17h.  A poda é solicitada, as equipes fazem um laudo sobre as condições da árvore e em seguida encaminham o pedido da poda, que pode ser feito pela Semam ou pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que também realiza a poda em árvores que se localizam em áreas públicas.

No caso da poda programada, feita pela Semam, são priorizadas grandes áreas urbanas, como praças, canteiros de grandes avenidas, áreas de preservação e parques urbanos.

Normas – A poda programada segue os padrões da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a partir da Norma Brasileira n°16.246-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que retira o mínimo possível de galhos das árvores. É uma poda de conformação, sem prejudicar a arquitetura da copa da planta. São retirados os galhos que possam atingir os veículos maiores, como ônibus e caminhões.