Semam realiza serviço de poda nas árvores do Parque Arruda Câmara

Por Jô Vital - em 1462

Situado numa área de Mata Atlântica, no bairro do Roger, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) é um dos espaços verdes mais frequentados pela população e turistas que visitam a Capital.

Desde o dia 3 de julho, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão fazendo a poda das árvores da Bica, que tem aproximadamente 26 hectares. A poda mantém a arquitetura da copa das plantas, contribuindo para o equilíbrio e saúde, evitando quedas dos galhos, garantindo assim a segurança dos visitantes.

Os técnicos fazem à poda de assepsia, que retira galhos doentes ou infestados por cupins e fungos, fazendo também a poda de conformação, que trabalha a copa das árvores. A Bica tem ainda cerca de quatorze palmeiras imperiais, que estão recebendo a limpeza das palhas. Todo esse trabalho é feito sob a supervisão do engenheiro agrônomo Martinho Queiroga, da Divisão de Arborização da Semam.

No Parque, o visitante pode encontrar espécies como ipês roxos e amarelos, sucupiras, ingazeiros, jequitibás e diversas outras árvores nativas da Mata Atlântica.

Obras – Com investimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de R$ 8,5 milhões, o espaço está sendo reformado dentro de um projeto amplo de transformações no Centro Histórico. Porém, durante a obra, o parque segue aberto à visitação.

Entre as obras em andamento estão a pavimentação da entrada, instalação de um pórtico de acesso, calçadas externas com acessibilidade, restauração do muro, bilheteria e estacionamento. Também serão realizadas a limpeza do Lago das Cinco Fontes, a construção de um novo recinto para os grandes felinos e a criação do Museu Arruda Câmara, onde será possível conhecer a história do Parque, da flora local, além dos animais que ali vivem sob os cuidados de biólogos e especialistas mantidos pela PMJP.