Semam vai plantar mudas de árvore na Escola Luiz Vaz de Camões

Por Jô Vital - em 220

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai plantar 18 mudas de árvores nativas na área da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões, em Mangabeira, nesta quarta-feira (24). Em aproximadamente três anos, os estudantes, professores e funcionários poderão desfrutar de sombra e temperaturas mais amenas na área da escola.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o plantio de mudas de árvores nativas tem o objetivo de proporcionar conforto ambiental para toda a comunidade da escola, mas tem também um caráter educativo. “A gente quer aproveitar o momento do plantio para proporcionar um pouco mais de qualidade de vida, mas também levar até a escola a expertise dos nossos educadores ambientais”, concluiu.

Nesta quarta, serão plantadas, na Escola Luiz Vaz de Camões,  mudas de perobinha, ipê rosa e pata de vaca, entre outras espécies. A equipe do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde as mudas foram preparadas, vai coordenar o plantio, com três viveiristas, que vão preparar a terra para receber as mudas. No momento em que estarão fazendo o plantio, os educadores ambientais da Semam vão falar sobre a importância das áreas verdes, explicando os benefícios ambientais gratuitos, proporcionados pela natureza.

Ilhas de calor – As ilhas de calor são fenômenos muito comuns nas grandes cidades, nos locais onde não existem árvores e lagoas. Com a expansão urbana, as cidades estão tomadas por prédios e avenidas que são impermeáveis, aumentando a radiação solar, que pode ser absorvida pelas plantas, tornando o ambiente mais quente. Para amenizar a temperatura, é preciso equilibrar a convivência entre áreas verdes e construções urbanas.

As áreas verdes melhorar o microclima, reduzindo o calor e a insolação direta, ampliando a umidade do ar. A diferença de temperatura entre as regiões arborizadas e as regiões sem árvores, nas cidades, pode chegar a mais de 4ºC.