Semana da Árvore terá plantio de mudas em áreas da Capital

Por - em 21

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) já definiu uma agenda de ações voltadas para o plantio de áreas degradadas no período de 23 a 27 deste mês, em comemoração à Semana da Árvore. Dentro dessa programação, será realizado, também, no dia 27 deste mês, o lançamento do Programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’, edição 2009, durante o plantio de recuperação da Praça Napoleão Laureano.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), nos últimos quatro anos de gestão foram plantadas 25.480 árvores por toda a cidade e a meta em 2009 é de mais 12.500 plantios. Até o final da gestão, a estimativa é de que 50 mil árvores sejam plantadas e João Pessoa possa fazer jus ao título de cidade mais verde do Brasil.

Durante a solenidade, será feito o lançamento da Festa Anual das Árvores, evento definido através de Decreto Presidencial de 24 fevereiro de 1965 e que instituiu a data (última semana de março) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para a comemoração, as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) elaboraram uma programação que vai contemplar o plantio de árvores e o lançamento do Plano de Arborização de João Pessoa para este ano.

A semana começa com uma solenidade na segunda-feira (23), às 9h, no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que funciona no Sesc-Gravatá, no bairro Valentina Figueiredo. O Viveiro, inaugurado em 2006 e que funciona em parceria com a Federação do Comércio, atualmente produz cerca de 60 mil mudas ao ano, atendendo toda a demanda de arborização pública de João Pessoa e de alguns municípios paraibanos, a exemplo de Juazeirinho, Pombal, Itabaiana e Patos, que receberam 1.500 mudas.

Parcerias – Durante a solenidade, a PMJP vai assinar um Termo de Compromisso junto com as entidades parceiras que receberam mudas. Neste documento, as empresas e instituições que plantaram ou vão plantar árvores se comprometem a dispensar todos os tratamentos técnicos e adequados para que as mudas não pereçam, cresçam com saúde e planejamento, sejam podadas no momento certo e de forma correta, para que em breve João Pessoa seja um modelo de arborização urbana para toda a região.

Programação

Segunda-feira (23), 9h – Café da Manhã no Viveiro Municipal de Plantas Nativas com solenidade de assinatura de Termo de Compromisso entre a Prefeitura de João Pessoa, Serviço Social do Comércio (Sesc) e empresas parceiras no plantio de árvores. Em seguida, haverá apresentação musical com crianças ligadas à Escola Viva Olho do Tempo (Evot).

Terça-feira (24), 9h – Início da visitação de escolas municipais ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com plantio simbólico em seu interior. A partir desta terça-feira e até o final da semana haverá visitação também ao Sesc-Gravatá, onde funciona o Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

Quarta-feira (25), 15h – Início do plantio de 200 árvores no parque da Gráfica Santa Marta, no Distrito Industrial. Na sexta-feira (27), 9h – Plantio de recuperação na Praça Napoleão Laureano, no Bairro do Varadouro, onde será lançado o programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’, edição 2009.