Semana da Juventude debate a paz a partir desta 3ª feira

Por - em 75

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenação de Juventude da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), realiza até a próxima quinta-feira (12) a ‘III Semana Municipal da Juventude’. Este ano, a atividade tem como tema ‘Juventude pela paz: não a criminalização dos/as Jovens’.

Nesta terça-feira (10), na abertura da semana, a programação tem início às 14h com várias atividades descentralizadas. Serão realizadas roda de diálogo e debates, além da exibição de filmes nos Centros da Juventude do Rangel, Mangabeira e Funcionários I até as 19h. Na quarta-feira (11), a juventude se encontra no ginásio do Lyceu Paraibano para discutir sobre ‘Drogas nas Escolas’. A roda de conversa tem a participação de representantes da Secretaria Nacional de Antidrogas; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Na quinta-feira (12), as atividades culturais e de serviço se concentram no Ponto de Cem Réis.

A III Semana Municipal de Juventude tem como público alvo pessoas entre 15 e 29 anos que sejam beneficiadas com programas sociais, ações realizadas pela prefeitura ou organizações da sociedade civil. O objetivo geral do encontro é construir e fortalecer o diálogo permanente com os jovens sobre os principais temas de seu interesse.

Durante a semana também será debatida a Proposta de Emenda Constitucional que regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais dos jovens. “A partir desse encontro temos condição de planejar e executar políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade. Por isso, durante essa semana promovemos debates, abrimos espaço para apresentação de grupos artísticos e exposição das ações que são desenvolvidas pela juventude”, enfatizou Joana D’arck Ribeiro, Coordenadora de Juventude.

Estão envolvidas nessa ação de fortalecimento de políticas públicas para a juventude as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Sedes); Educação e Cultura (Sedec), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Emlur, Funjope e STTrans, além da sociedade civil organizada, a exemplo de entidades não governamentais, movimento estudantil universitário e Rede de Jovens do Nordeste.

O Dia da Juventude é comemorado em todo o Brasil em 23 de setembro. Porém, em João Pessoa este dia é comemorado em 12 de agosto, após a aprovação da Lei Municipal n° 11.739, de 27 de Julho de 2009. A primeira ‘Semana Municipal da Juventude’ foi realizada em outubro de 2007, com a criação do Programa Empreender Jovem.

Este ano, a Organização das Nações Unidades (ONU) comemora o ‘Ano Internacional da Juventude’ promovendo os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade. Vários eventos internacionais estão programados para acontecer neste mês de agosto, a exemplo do 5º Congresso Mundial da Juventude em Istambul, a Conferência Global na cidade de Cancun (México) e os Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) classifica como jovens a população entre 15 e 24 anos. Já para o Estatuto da Juventude, o jovem se enquadra no perfil entre 15 a 29 anos, o que representa quase um quinto da população brasileira.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (Dia 10)
8h às 17h – Debates com jovens do Projovem no Centro da Juventude do Rangel e Funcionários I
14h – Roda de Diálogo pela “Não Criminalização da Juventude”
14h – Exibição de filme no Centro da Juventude de Mangabeira
19h – Debates sobre Juventude nos Núcleos do Projovem Urbano (Tema: Gravidez na Adolescência e Drogas)

Quarta-feira (Dia 11)
14h – Roda de conversa sobre “Drogas nas Escolas”. Local: Ginásio do Lyceu Paraibano. Palestrantes: Secretaria Nacional de Antidrogas; Alexandre Gomes, representante da OAB; Ministério Público Estadual e Coordenadoria de Redução de Danos de João Pessoa

Quinta-feira (Dia 12)

Local do evento: Ponto de Cem Réis

14h – Tendas de Serviços
15h – Apresentação do Grupo de Capoeira do Centro da Juventude do Valentina
15h30 – Construção do Painel: Juventude pela Paz: Diga Não a Criminalização da Juventude (Grafite)
16h – Apresentação do Grupo de Teatro do Centro da Juventude Mangabeira
17h – Grupo de Hip-Hop SDS
18h – Banda Outona
19h – Encontro de Batuqueiros: Atividades de Percussão dos Centros da Juventude e Projovem Adolescentes
20h – Grupo de Samba Trem das Onze
21h – Grupo de Cultura Popular Imburana
22h – Apresentação de D’js: Wel e Bertrand

Segunda-feira (Dia 16)

15h – Sessão Especial Alusiva ao Dia da Juventude
Local: Câmara Municipal