Semana da Juventude termina com debates e shows culturais

Por - em 14

A Praça Pedro Américo, Centro da Capital, foi o palco escolhido para sediar o encerramento das atividades da Semana da Juventude – ‘Protagonizando a garantia de direitos’, na tarde desta terça-feira (30). Desde o último dia 22 de outubro, cerca de 5 mil jovens envolvidos em programas desenvolvidos pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participaram de cursos, palestras, oficinas profissionalizantes e culturais. A primeira edição do evento já contabiliza o sucesso, com o acolhimento maciço da sociedade, revelando talentos e despertando uma consciência de transformação política e humana.

O porta-voz da PMJP, Ubiratan Pereira, lembrou que essa não é uma ação isolada, mas que faz parte de uma congregação de todas as atuações do Governo Municipal, no tocante ao protagonismo juvenil na cidade de João Pessoa. “Estamos mostrando para a sociedade que a PMJP realiza seus projetos com um olhar diferenciado para a juventude. A criação do Empreender Jovem, projeto pioneiro, é o resultado que a semente está dando frutos. Além de educação e cultura, o jovem de João Pessoa agora também pode investir no seu futuro”, enfatizou.

Elaine de Souza Farias, 19, moradora do Alto do Mateus, foi uma das concluintes da segunda turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), idealizado pelo Governo Federal e desenvolvido no município pela PMJP. Atualmente ela atua como delegada da 9° Região do Orçamento Democrático (OD). “Foi a partir do ProJovem que descobri uma força transformadora em mim que eu não conhecia. Eu não só dei continuidade aos meus estudos, como passei a conhecer e trabalhar em benefício dos jovens da minha comunidade. As políticas públicas da prefeitura nos permite lutar pelos nossos sonhos e eu também faço parte dessa história”, relatou.

Para Joubert Fonseca, assessor especial de Políticas Públicas para Juventude da PMJP, esse é um momento de vitória não só para os jovens atuantes nos programas, mas também para toda cidade. “O futuro da cidade e de ações que beneficiam as políticas públicas começam a ser geradas nesse instante. A Semana da Juventude foi o primeiro fruto dessa interação entre sociedade e a máquina política. E, a partir da construção dessa nova consciência, é que conseguimos vislumbrar um futuro melhor e mais digno para a juventude da cidade de João Pessoa”, comemorou.

Programação cultural – Teve início no começo da tarde com uma apresentação teatral dos participantes do Agente Jovem de Mangabeira, seguido das peças ‘Violência urbana’, do Projovem João XXIII; e ‘Violência Doméstica’, com o Projovem Beira da Linha, além da dança do ventre e as apresentações de ‘B’Boys’ e ‘CRJ’s’. O som ficou por conta do hip hop do ‘Verboso MC’, do Projovem Oscar de Castro, ‘MC Mussum Racional’, do Projovem João Gadelha, e do ‘SDS Hip Hop’. O grupo ‘Tocaia da Paraíba’ encerrou as apresentações da noite.