Semana da Moda da Prefeitura movimenta Capital até sexta

Por - em 28

Na manhã desta segunda-feira (08), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) deu início à III Semana da Moda, evento que acontece até a próxima sexta-feira (12), na Estação da Moda (CVT-Moda), Varadouro. A abertura foi feita pelo diretor da Estação da Moda, Romero Sousa, e teve a participação dos secretários municipais de Ciência e Tecnologia (Secitec), Marconi Maia, e de Turismo, Elzário Pereira, além de alunos, professores e curiosos.

Segundo Romero Sousa, a Semana de Moda constará de palestras, oficinas, workshops, mesas-redondas e encontros, em três turnos. “O objetivo principal é a qualificação de quem trabalha com moda na Capital. Quanto mais capacitado estiver um profissional, mais chances ele terá no mercado de trabalho”, ressaltou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, por sua vez, destacou a direção arrojada e dedicada de Romero e elogiou as parcerias com o Senai, a Unipê e a Funetec. “Vamos captar mais recursos para que o próximo evento seja ainda maior e mais abrangente. A Estação da Moda é uma ferramenta muito importante de valorização e inclusão social”, disse.

A III Semana de Moda apresenta uma exposição de trabalhos realizados por alunos de moda da Funetec, uma Clínica de Produtos Natural Cotton Color, uma oficina de estamparia (Cosma Soares e Diógenes Chaves), um curso de modelagem em tecido plano (Leilane Melo), uma oficina de produção de moda (Pantera Costa) e uma oficina de adereços de moda (Zeno Senardi). “Desta vez, não haverá desfiles, pois a nossa meta é fortalecer a qualificação profissional”, explicou Romero.

Programação – Nesta segunda (8) terá início o ciclo de palestras, que acontecerão no auditório da Estação da Moda, sempre a partir das 17h. A primeira será “Inspiração +B – Caderno Brasil”, com a estilista Rose Andrade (SP). Amanhã (9), a estilista Márcia Ganem (BA), falará sobre “Inovação, ecodesign, tradição e sustentabilidade social”. Por fim, na quinta-feira (11), a consultora de moda e criação da Associação Nacional da Indústria Têxtil (Abit-SP), Geni Ribeiro, debaterá o tema “A importância do design na moda”.

Na quarta-feira (10), às 17h, haverá a mesa-redonda “Moda, Design e Inclusão Social”, com a participação de Geni Ribeiro (Abit-SP), José Dias Belo Neto (Unipê-PB), Leonardo Mendonça (Funetec-PB), Rafael Lemos (Senai-PB) e Lau Siqueira (secretário da Sedes/PMJP-PB).

Também quarta-feira, às 9h, começa o I Fórum de Bloguistas de Moda da Paraíba (a grande novidade do evento), que se estende até o dia seguinte. A abertura será realizada com a palestra “É blog, tá na moda! “, proferida pela jornalista e professora de design de moda, Margarete Almeida, além da apresentação de experiências das blogueiras de moda no Estado.

O fórum contará com as blogueiras Sarah Falcão, do blog Finesseland (João Pessoa); Rafaela Coelho e Raphaela Mendes, do Josephine Blue (João Pessoa); Paula Medeiros, do Papo de Camarim (Campina Grande); Agda Aquino, do Moda e Estilo do Paraíba 1 (João Pessoa); Lydia Soares e Kamyla Porto, do Tudo Para Meninas – TPM (Campina Grande); Gabriella Lira, do Nine Nine Four (João Pessoa); e Sandra, do Babel das Artes (João Pessoa).

Estação da Moda – Desde sua criação, a Estação da Moda vem trabalhando com importantes parceiros na promoção da qualificação profissional no ramo. Trabalhamos o ano inteiro para desenvolver a qualificação profissional, por meio dos nossos cursos, destacou Romero Sousa. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, sendo necessário que o interessado tenha o Ensino Fundamental completo e esteja enquadrado em famílias de baixa renda. Ao final dos cursos, os alunos recebem certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6160.