Semana da Pátria: mais de três mil alunos desfilam pelas ruas do Cristo Redentor

Por - em 34

Centenas de pessoas lotaram a avenida Dom Bosco, no bairro do Cristo Redentor para acompanhar o Desfile Cívico, na manhã desta quarta-feira, 5. O evento reuniu cerca de três mil estudantes de doze escolas municipais, quatro Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), além de creches e do Centro Social dos Idosos do bairro do Rangel. O desfile faz parte das comemorações da Independência do Brasil, que será celebrada na próxima sexta-feira (7).

Faixas, cartazes, muito colorido e brilho nas fantasias abrilhantaram ainda mais o desfile das escolas municipais que fazem parte do ‘Pólo 2 Augusto dos Anjos”, que compreende os bairros do Cristo e Rangel. Foram elas: Luiz Mendes Pontes, Santa Emília de Rodat, Dumerval Trigueiro Mendes, Leônidas Santiago, Agostinho Fonseca Neto, Bartolomeu de Gusmão, Américo Falcão, Augusto dos Anjos, Santa Ângela, Ubirajara Targino Botto, Daura Santiago Rangel e ainda os Centros de Referências Rodrigo Moreno, Roberto Viera e Rosa Andrade.

A secretária de Educação do Município (Sedec), Ariane Sá, disse que o desfile é muito importante não só para estimular o civismo, mas principalmente desenvolver o potencial da cidadania nos estudantes. “O que os estudantes apresentam aqui por meio de faixas e cartazes é tudo o que eles aprenderam na sala de aula e puderam mostrar para a comunidade, como a preservação do meio ambiente, o resgate dos vultos históricos e também sobre o escritor Ariano Suassuna, cuja obra está sendo trabalhada em todas as escolas municipais”, comentou.

Impressões– A dona-de-casa Maria da Costa levou os filhos para acompanhar o evento. “É um desfile muito bonito, pois mostra o nosso amor à Pátria. Acredito que é bom trazer os filhos enquanto são pequenos para aprenderem desde cedo a respeitarem o Brasil”, disse.

A estudante Jéssicka Ribeiro, de 12 anos, ficou encantada com a banda e as balizas. “ O que mais gosto do desfile é ouvir a banda tocar e a apresentação das balizas. É tudo muito bonito. Sempre que tem desfile de 7 de setembro aqui no bairro venho ver”, afirmou.

Paulo de Tarso, 13 anos, disse que gostava muito de ver este tipo de evento. “Gosto de tudo, da banda, das pessoas desfilando e das roupas. Aprendi na escola que o dia 7 de setembro é o dia da Pátria, um momento especial de respeito com o país”, explicou.