Semana de Museus abre quatro exposições nesta sexta-feira na Estação

Por - em 16

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no Altiplano, promove a 9ª Semana de Museus com o calendário oficial no período de 17 a 22 deste mês. Durante uma semana, instituições museológicas de todo país promovem eventos sobre o tema “Museu e Memória”. São seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro, dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades que compõem a programação.

As exposições Trago Arte, Coletânea de Fotógrafos Paraibanos, Visa Pour L´Image e Porque Sapatos? que também fazem parte do evento já serão abertas ao público a partir desta sexta-feira (13), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante.

O evento, que comemora o Dia Internacional do Museu, contará com a participação de mais de mil museus e oferecerá 3.080 eventos em todo país. A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgãos governamentais e instituições afins de cada Estado. Na Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Estação Cabo Branco são parceiras do Ibram nesta iniciativa.

As exposições Trago Arte, Coletânea de Fotógrafos Paraibanos, Visa Pour L´Image e Porque Sapatos? fazem parte da programação da Semana Nacional de Museus na Estação Cabo Branco e serão abertas nesta sexta-feira (13), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante.

Na terça-feira (17), o artista plástico Flávio Tavares participa de um Colóquio sobre o painel “No Reinado do Sol”, na sala de convenções 2, de 15h30 até 16h30. No dia seguinte, a gestão educacional da Estação Cabo Branco elaborou a Roda de Leitura e Poesia com Escola Municipal Castro Alves, que acontecerá de 14h às 15h, na sala de convenções 2. No mesmo dia haverá uma mesa redonda com a professora Bernardina Freire da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Átila Tolentino, a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Maria Botelho, e a mestranda Sandra Valéria Félix.

Outras atividades culturais acontecem no sábado (21), às 18h30, com a exibição do filme “Narradores de Javé” e apresentação musical do grupo de ciranda Vó Mera e Seus Netinhos, no anfiteatro, às 17h. No domingo (22), haverá apresentação da banda 5 de Agosto da Prefeitura Municipal de João Pessoa, parceira do evento.

Mais informações sobre a Semana Nacional de Museus podem ser adquiridas através do site do Ibram: http://www.museus.gov.br/9-semana-nacional-de-museus/.

SERVIÇO:

DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Período: 13, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de maio

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214. 8303.

Programação

Sexta-feira (13)

Abertura das exposições:

1 – Trago Arte – com a Louro e Canela e Agevisa

2 – Exposição de Fotógrafos – Coletânea de Fotógrafos Paraibanos

3 – Visa Pour L’Image – Com Aliança Francesa

4 – Porque Sapatos?

Local: 2º andar da Torre Mirante, às 19h

Período: 13 a 29/05/2011

Terça-feira (17)

Colóquio com o artista plástico Flávio Tavares sobre o painel “No Reinado do Sol”.

Local: Sala de Convenção 2 (subsolo), às 15h30

Quarta-feira (18)

Roda de Leitura e Poesia com Escola Municipal Castro Alves. Facilitadores (Gestão Educacional/Monitoria).

Local: Sala de Convenção 2 (subsolo), 14h

Quinta-feira (19)

Mesa-redonda sobre o tema Museu e Memória, com os debatedores: Bernardina Freire (UFPB); Átila Tolentino (IPHAN); Maria Botelho (Iphaep) e Sandra Valéria Félix (UFPB).

Local: Sala de Convenção 2, às 15h30

Sábado (21)

Exibição do filme “Narradores de Javé”.

Local: Sala de Audiovisual, às 18h30

Apresentação do grupo de ciranda Vó Mera e Seus Netinhos.

Local: Anfiteatro, 17h

Domingo (22)

Exibição do filme “Narradores de Javé”.

Local: Sala de Audiovisual, às 18h30

Apresentação da Banda 5 de Agosto da PMJP.

Local: Anfiteatro, 17h