PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Semana do Idoso começa nesta segunda-feira no Ponto de Cem Réis

Por - em 182

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza a partir desta segunda-feira (26) a Semana do Idoso, com atividades voltadas à população com esta faixa etária. No evento haverá o debate políticas públicas, saúde e inclusão do idoso, além de apresentações culturais e uma caminhada pela orla de Tambaú, com a presença do prefeito Luciano Agra.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a abertura será nesta segunda-feira (26), às 14h, no Ponto de Cem Réis, com a realização de apresentações culturais de seis grupos de idosos. Segundo a coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, da Sedes, Nilsonete Gonçalves, a estimativa é que se apresentem em torno de 100 pessoas nas danças folclóricas.

Na terça-feira (27) acontecerão os debates sobre as políticas públicas para as pessoas da terceira idade, no auditório do prédio da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB). “Nesta ocasião teremos como palestrantes o promotor dos Direitos do Cidadão, Valberto Lira, o secretário adjunto da Sedes, Antônio Jácome, além de fisioterapeuta e representante do Conselho Municipal do Idoso”, diz Nilsonete Gonçalves.

De quarta a sexta-feira, as atividades serão na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre. Conforme a coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, nos três dias ocorrerão palestras sobre melhorias na saúde destas pessoas e prevenção de doenças, além de oficinas nesta área. Na quarta-feira (28) a programação começa às 14h e, nos outros dias, acontece pela manhã e à tarde.

Caminhada – A Semana Municipal do Idoso será encerrada com uma caminhada no sábado (1º), com concentração às 6h, no Busto de Tamandaré e com partida às 6h30, em direção ao Hotel Tambaú. A apresentação artística ficará por conta da banda do Instituto de Previdência do Município (IMP).

“O prefeito Luciano Agra vai nos acompanhar nesta caminhada do sábado e, ao término, haverá um café da manhã para os participantes, oferecido em parceria com o Governo do Estado e com o Hotel Tambaú, que vai nos ceder o espaço”, explica Nilsonete Gonçalves.

De acordo com ela, na semana seguinte ainda haverá outra atividade para os idosos. “Vamos promover no dia de 7 de outubro um baile com músicas dançantes para animar as pessoas da terceira idade no Clube da Pessoa Idosa da PMJP, no Altiplano”.