Prefeitura inicia ‘Semana do Idoso’ com prestação de serviços e lazer

Por - em 72

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nesta segunda-feira (26) as comemorações da Semana do Idoso. O evento aconteceu no Ponto de Cem Réis, com várias apresentações culturais e oferta de serviços de saúde. A semana do idoso será encerrada no próximo sábado (1°) com a realização da ‘VII Caminhada Vida Ativa’.

O principal objetivo do evento é estimular a participação dos idosos nas políticas de atenção que são desenvolvidas pelo governo municipal.  Entre estas ações, está o Centro da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, que realiza ações e atividades sociais educativas, culturais e de lazer para esse grupo de pessoas.

“O Centro da Pessoa Idosa desenvolve atividades que estimulam essas pessoas a viverem com mais alegria essa fase da vida. É importante que o poder público ajude os idosos, oferecendo melhores condições de vida, políticas públicas específicas e melhoria da acessibilidade”, afirmou Antônio Jácome, secretário adjunto da Sedes.

Apresentações – No palco instalado no Ponto de Cem Réis, se apresentaram grupos culturais formados pelos próprios idosos, entre eles: o Grupo de Artes Fênix do Altiplano; Grupo Dinâmico Cultural do Casarão 34; Grupo de Danças Arco-íris de Mangabeira e o Coral do Grupo Arco-íris, também de Mangabeira.

“A Prefeitura desenvolve um trabalho voltado para o resgate da cidadania e do bem estar dessas pessoas, desde 2005. Esta semana tem o intuito de discutir as políticas públicas oferecidas aos idosos da cidade e o tratamento adequado que deve ser dado a eles”, destacou Nilsontene Gonçalves, coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Sedes.

Entre as idosas beneficiadas pelas atividades oferecidas pela Prefeitura está à aposentada Joana Vanderlei de Lima, de 69 anos. “É uma maravilha, eu me sinto com 15 anos. No grupo, a gente se torna uma jovem, tem força e coragem para tudo, nem se lembra da idade, só lembramos de dançar e brincar”, afirmou.

Maria da Luz Ferreira, de 67 anos, participa do grupo Arco-Íris há seis anos e afirma que se sente muito mais feliz. “Moro sozinha e me sentia muito solitária. Com o grupo sempre viajo e me sinto feliz em ficar perto das pessoas”, comentou.

Além das apresentações culturais, foram oferecidos também serviços de saúde. “A semana é muito boa porque nos ajuda e incentiva a cuidar da saúde”, comentou Josefa Trajano de Sousa, de 72 anos, que verificou a pressão arterial.

Dados – É considerado idoso no Brasil toda pessoa a partir de 60 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 74 mil idosos moram em João Pessoa. Na Paraíba, esse numero é aproximadamente 451 mil.

Confira a programação da Semana do Idoso:

Terça-feira (27):

Atividade: Fórum de Debates: Prevenção de quedas, políticas públicas para o idoso, direitos da pessoa idosa e Conselho Municipal do idoso.

Local: auditório do prédio da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio – PB).

Quarta-feira (28):

Atividade: Abertura da Semana de Saúde do idoso

Horário: 14h

Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Quinta-feira (29):

Atividade: Oficinas diversas voltadas para os idosos

Horário: manhã e tarde

Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Sexta-feira (30):

Atividade: Oficinas diversas voltadas para os idosos

Horário: manhã e tarde

Local: Centro de Atenção a Saúde Integrada do Idoso (CAISI), na Avenida Júlia Freire, bairro da Torre.

Sábado dia (1°) de outubro:

Atividade: VII Caminhada Vida Ativa

Horário: a partir das 6h da manhã.

Local: Busto de Tamandaré